Correio dos Campos

Atendimentos da Semana do Empreendedor cresceram mais de 60% neste ano

15 de maio de 2017 às 15:10

Durante a semana passada (8 a 12 de maio), os microempresários de Ponta Grossa puderam contar com uma programação especial, voltada à otimização do seu negócio. A Prefeitura Municipal realizou a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) na Sala do Empreendedor, em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Em comparação ao ano passado, o total de atendimentos aumentou em mais de 60%, chegando a quase 1.270. Entre os serviços disponibilizados estiveram formalizações, alterações, baixas, emissão de boletos, Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e outros serviços, como informações sobre alvarás e pagamentos atrasados, por exemplo. Outro serviço disponível foi a disponibilização de serviços de entidades parceiras, como a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG); o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); a Fomento Paraná, a Sociedade Garantidora de Crédito e o Sicoob.
Para a coordenadora de Fomento, Empreendedorismo e Inovação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Tônia Mansani, as novas instalações da Sala do Empreendedor colaboraram para o aumento da procura. “A ampliação da Sala contribuiu seguramente para o incremento da procura de atendimento. Nos anos anteriores a Semana do MEI acontecia no hall da Prefeitura, local que gerava tumulto, apesar da visibilidade. Hoje também os empreendedores estão mais atentos aos serviços disponibilizados”, aponta Tônia.
O tema principal do evento foi a importância da adimplência fiscal. “Neste ano focamos na importância do MEI em cumprir as suas obrigações fiscais, para garantir direitos como a sua certidão negativa, por exemplo”, explica a coordenadora.
O evento acabou, mas a Sala do Empreendedor fica à disposição dos empresários o ano todo, com serviços como formalização, alteração contratual, baixa empresarial e orientações. Somente em 2016, cerca de 25 mil empreendedores foram atendidos no local. O horário de funcionamento do espaço é das 12 às 17 horas, e o telefone para contato é 3220-1470 ou 3901-1888.
Moção de Aplausos
Na última sexta-feira (12) a equipe da Sala do Empreendedor recebeu das mãos do vereador Eduardo Kalinoski uma Moção de Aplausos, dirigida à Tônia Mansani, coordenadora de Fomento, Empreendedorismo e Inovação, e extensiva aos demais colaboradores responsáveis “pela excelência no atendimento e apoio aos microempreendedores do município”, conforme ressalta o documento.
Durante a entrega da homenagem, Tônia salientou a eficiência de sua equipe, especialmente no trabalho conjunto para alcançar os resultados positivos da Semana do MEI. Já Kalinoski destacou a agilidade no atendimento realizado no novo espaço da Sala do Empreendedor, conforme aponta a Moção: “A presente homenagem é fruto do reconhecimento deste vereador, em valorizar todo o empenho e dedicação que a equipe responsável pela Salva do Empreendedor vem realizando. Destaca-se a agilidade no atendimento realizado nas novas instalações da Sala do Empreendedor, que agora conta com atendimentos relacionados ao meio ambiente e vigilância sanitária no mesmo ambiente”.