Correio dos Campos

Projeto Chef Aprendiz capacita jovens para mercado gastronômico

3 de maio de 2017 às 15:25

Na última semana, oito jovens se formaram no projeto Chef Aprendiz do Futuro, capacitação profissional promovida numa parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Instituto João XXIII e a Escola de Gastronomia Atelier Du Chef. Além da entrega de certificados, a formatura também contou com a realização de um jantar para os convidados, com tudo preparado pelos próprios formandos.
Foram 280 horas de curso, das quais 88 foram de aulas teóricas e o restante da carga horária em atividades práticas, onde tiveram a chance de aprender sobre os cortes das carnes, preparo de massas e sobremesas e também noções de etiqueta à mesa. Tudo pensado para preparar os jovens para este mercado. “Além de visar a inserção desses jovens no mercado gastronômico, o projeto também colabora com o crescimento pessoal e intelectual desses jovens, além do fortalecimento dos vínculos familiares”, destaca a secretária de Assistência Social, Simone Kaminski.
A grade curricular desse curso foi pensada para a gastronomia no âmbito mais comercial, de forma que os alunos tivessem mais chance de colocação no mercado de trabalho. Mesmo recém-formados, alguns deles já receberam ofertas de trabalho. “Nossa torcida é para que logo todos os formados estejam atuando nessa área no mercado de trabalho e possam ter sua própria renda numa área que despertaram interesse”, aponta Simone.