Correio dos Campos

Conferência de Cultura de PG abre espaço para discussão de políticas públicas

20 de abril de 2017 às 11:06

De 24 a 26 de abril, os fazedores culturais de Ponta Grossa têm um encontro marcado na 18ª Conferência Municipal de Cultura, convocados pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, e pelo Conselho Municipal de Política Cultural. As atividades, que tem o objetivo de discutir os rumos do setor na cidade, acontecem às 19h, no Centro da Música (Conservatório Maestro Paulino, em Olarias), e são abertas a todos os interessados.
Na segunda-feira, 24, são convidados os envolvidos com a música, artes visuais e audiovisual (cinema e fotografia). No dia seguinte, 25, o encontro será com os agentes culturais das áreas de artes cênicas (teatro, circo e ópera), dança, literatura e artes populares (hip hop, escolas de samba, artesanato etc). Já no último dia, 26, a plenária final irá elaborar um texto com as metas do setor para 2017-2018, além de escolher os homenageados dos Prêmios Culturais 2017, que serão entregues em maio durante a 31ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei e eleger os delegados para a Conferência Macrorregional de Cultura, agendada para junho. Na mesma noite acontece a eleição dos sete segmentos que terão cadeiras no Conselho Municipal de Política Cultural, bem como a eleição dos conselheiros para o biênio 2017-2018.

De acordo com presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante, o formato da Conferência deste ano passou por mudanças. “Até o ano passado, a Conferência era o momento em que discutíamos as metas que iriam compor o Plano Municipal de Cultura, que foi encaminhado para aprovação no Executivo e Legislativo em julho e está em processo final de tramitação. Agora, vamos aproveitar este momento para debater com a comunidade ações práticas a serem desenvolvidas até abril do ano que vem, bem como prestar contas da atuação do poder público municipal”, argumenta Durante.
Todos os documentos-base, como os textos do Plano Municipal e Setorial de Cultura, leis e atas do Conselho estão disponíveis para consulta e download pelo www.culturapg.com.br/memoria.