Correio dos Campos

INFLUENZA: Campanha em PG inicia na segunda com meta de imunização de 90% da população

Público alvo aumenta, neste ano os professores de educação regular, do ensino público e privado receberão a vacina
13 de abril de 2017 às 23:05

Na tarde desta quinta-feira (13), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma coletiva de imprensa para esclarecer os detalhes sobre a Campanha contra Influenza que inicia na próxima segunda-feira (17) e estende-se até 26 de maio. As vacinas serão disponibilizadas em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As pessoas que devem ser imunizadas são divididas em crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde que tratam, cuidam e monitoram pacientes, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistemas prisional e povos indígenas. “O vírus da Influenza, ao contrário do que as pessoas possam pensar, não age apenas no sistema respiratório, ele atinge vários órgãos e desencadeia complicações de quadros já existente. A vacina é eficaz e protege, é importante que o público tenha essa consciência e vá até as unidades de vacinação, diz a gerente de imunização, Úrsula Kemmelmeier.
Este ano o Ministério da Saúde incluiu a classe dos professores das escolas públicas e privadas. As escolas públicas e privadas deverão encaminhar para as UBS de sua abrangência uma relação contendo os nomes de todos os professores ativos. Assim, o município organizará a UBS o contato com as instituições de ensino de sua abrangência e solicitar a listagem.
“A vacinação deste grupo poderá ser realizada nas UBS, ou em estratégias de vacinação nas escolas. No entanto, para ambas as estratégias, faz-se necessário apresentar, juntamente com documento de identificação com foto, a declaração da instituição de ensino em que trabalha, a qual deverá ser apresentada e retirada no ato da vacinação, e arquivada até o final da campanha”, destaca o secretário adjunto, Robson Xavier.
O público-alvo poderá procurar a vacina a partir das 9h até às 17h nas seguintes UBS: Adam Polan (Palmeirinha), Antônio Russo (São José/Órfãs), Cleon de Macedo (Jardim Paraíso/Uvaranas), Clyceu de Macedo (Santa Terezinha/Contorno), CRUTAC (Zona Rural), Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café/Chapada), Egon Roskamp (Santa Paula), Antero Machado de Mello (Rio Pitangui), Jayme Gusmann (Vila Estrela), João de Oliveira Bello (Guaragi), José Carlos Araujo (Cará-Cará), Julio de Azevedo (Vila Vilela), Lauro Muller (Santa Maria), Abrahão Federmann (Ana Rita/Uvaranas), Madre Josefa (Vila Princesa/Coronel Cláudio/Uvaranas), Nilton Luis de Castro (Parque Tarobá), Ottoniel Pimentel Santos (Cipa/Oficinas), Parteira Caetana Pierre (Chapada), Roberto de Jesus Portella (Ronda), Antonio Saliba (Parque dos Sabiás/Parque dos Pinheiros), Cyro de Lima (antigo CAS de Oficinas), Romulo Pazinato (Nova Rússia), Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças), Ambulatório Central de Recém Nascido de Risco.
Todos deverão levar documento, cartão do SUS. Crianças com o cartão de vacina e doentes crônicos deverão levar uma indicação médica.

Dia D de vacinação

No dia 13/05 (sábado) acontece a estratégia nacional de vacinação, Dia D. As UBS estarão abertas para vacinas, das 8h às 17h. As pessoas que não conseguirem ir até as UBS durante a semana, poderão ser vacinadas neste dia.