Correio dos Campos

Piraí do Sul volta a disputar os Jogos da Juventude após anos de ausência

4 de maio de 2024 às 15:25
(Foto: Divulgação / PMPS)

DA REDAÇÃO – Depois de alguns anos sem inscrever equipes para a disputa da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná, Piraí do Sul volta a participar em 2024 do evento esportivo que acontecerá na cidade de Prudentópolis nos finais de semana de 23 a 26 de maio e 6 a 9 de junho.

O município disputará os jogos nas modalidades de futsal masculino e voleibol feminino, com atletas com idade entre 13 e 17 anos. Para a disputa da competição, a equipe da secretaria de Esportes da prefeitura realizou seletivas para a escolha dos atletas que defenderão as cores de Piraí.

Seletivas – O diretor municipal de Esportes, Tiago Mendes, conta que mais de 200 jovens passaram pelos processos de seleção.

“Para formar as seleções nas duas modalidades realizamos as seletivas que tiveram uma procura surpreendente. No futsal, mais de 160 jovens se inscreveram, enquanto cerca de 40 meninas participaram do processo no voleibol”, disse.

“Nas duas modalidades pudemos selecionar apenas 14 atletas, que é o número permitido para a inscrição nos jogos. Os atletas escolhidos para representar a cidade são estudantes dos colégios Jorge Queiroz Netto, Cívico-Militar Leandro Manoel da Costa e Rivadávia Vargas”, explica Tiago.

Preparação – Os treinamentos que acontecem duas vezes por semana começaram há duas semanas com foco total na competição. Os treinos visam inicialmente aprimorar aspectos técnicos e individuais para em um segundo momento, já mais próximo dos jogos, investir na melhora coletiva das equipes.

Experiência – No caso específico da seleção feminina de voleibol, em que nenhuma das atletas disputou uma competição oficial, o objetivo está concentrado na ambientação pela primeira participação e também no ganho de experiência.

“As meninas estão animadas, se empenhando nos treinos, sem faltas e com muita vontade e dedicação em aprender. Além da experiência, dentro da nossa realidade tentaremos a classificação da equipe para a fase seguinte da competição, o que já seria muito bom nesse retorno do voleibol aos Jogos da Juventude”, emenda o diretor de esportes.

“Com a retomada desse trabalho, pretendemos fortalecer o esporte de base e formar as futuras seleções municipais até as categorias adultas”, finalizou a secretária municipal de Esportes e Turismo, Maria de Lurdes dos Santos Silva.