Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Santo Antônio promovem ação no Dia Mundial de Higiene das Mãos
COM ASSESSORIAS – Todos os anos, a correta higiene das mãos salva milhões de vida. Por esse motivo, a OMS estabeleceu a data de 5 de maio como o Dia Mundial da Higiene das Mãos.
Na sexta-feira da semana passada (5), em comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, a Secretaria Municipal de Saúde e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do Hospital Municipal Santo Antônio, realizaram uma ação de conscientização sobre a importância da higiene das mãos.
O principal objetivo da ação foi envolver os profissionais de saúde, entidades parceiras e a sociedade de um modo geral em torno das atividades para potencializar a higiene das mãos como forma de acelerar a redução de riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde.
Para a coordenadora da CCIH, enfermeira Joseane Kremer, “o simples gesto de lavar as mãos, quando feito de maneira correta, evita a transmissão de vírus, doenças parasitárias e bacterianas”.
Participaram da ação mais de 50 pessoas que assistiram palestras com inúmeras instruções sobre o tema. Buscou-se junto as equipes aumentar a adesão à correta higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo tanto os pacientes quantos os profissionais contra infecções, sendo a principal estratégia para a prevenção das contaminações relacionadas a assistência à saúde. Após as palestras foi realizada uma confraternização com distribuição de folders com ilustrações informativas sobre os cuidados com a higiene das mãos.
De acordo com a OMS, a higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando bem realizada, no momento oportuno e da maneira correta durante a atenção ao paciente.
“É neste contexto da necessidade de salvar vidas que essa atividade foi desenvolvida, chamando a atenção dos profissionais e de toda a sociedade para terem sempre boas práticas na higienização das mãos” comentou a coordenadora de enfermagem do Hospital Municipal Santo Antônio, Gracieli Wolts Joanico.
As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam milhões de pessoas em todo o mundo e impactam de forma significativa os pacientes e os serviços de saúde. Em países em desenvolvimento como o Brasil, essas infecções representam mais de 25% das internações hospitalares.
O secretário municipal de Saúde, Julio Sandrini, informou que essas ações fazem parte das atividades da programação anual de educação continuada da Secretaria Municipal de Saúde dentro da temática saúde e segurança do trabalhador e de políticas de valoração do servidor dentro da Política Municipal de Humanização.
Para mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde – Praça Caetano Munhoz da Rocha, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11:30h e das 13h às 17h ou pelo telefone: (42) 3237-8700.