Correio dos Campos

Justiça de Piraí do Sul destina quase R$ 400 mil para combate ao coronavírus

Dinheiro destinado é proveniente do pagamento das multas impostas aos reús condenados criminalmente
18 de maio de 2020 às 19:00
(Arquivo/Correio dos Campos)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A justiça de Piraí do Sul destinou mais de 387 mil reais para que a 3ª Regional de Saúde aplique o recurso nas ações de combate à pandemia do coronovirus.

O dinheiro destinado para a Regional servirá para o atendimento de pacientes de todas as cidades do entorno de Ponta Grossa, destino comum de usuários de serviços de saúde, inclusive piraienses, que se deslocam até o município em busca de melhor estrutura e atendimentos em casos de média e alta complexidade.

Por se tratar de uma questão bastante preocupante, em nível mundial, muitas comarcas do Paraná também destinaram recursos que estavam depositados em um fundo especial, sem previsão de destinação específica.

No caso de Piraí do Sul, o valor se encontrava a disposição do Conselho da Comunidade, órgão que, para utilizar o montante ou parte dele, deveria apresentar projetos viáveis e que estivessem ligados as atribuições da entidade, fato que não ocorreu nos últimos anos, período em que o órgão não teve um projeto sequer aprovado.

A decisão tomada pela juíza Maria Luíza Mourthé de Alvim Andrade, foi amparada pela orientação da magistrada titular da Comarca de Piraí do Sul, Leila Aparecida Montilha, que mesmo estando licenciada de suas obrigações em virtude do falecimento do pai, e por conhecer a realidade da Comarca, fez questão de participar da decisão diante na nobreza da causa.

Sem prejuízo – A mesma decisão previu ainda uma reserva com valor suficiente para manutenção das atividades normais no Conselho da Comunidade.

Contribuição – A contribuição da justiça local para o combate ao Covid-19 obteve destaque estadual, sendo uma das maiores de toda a região.

A título de comparação, a Comarca de Piraí do Sul destinou um valor maior que Maringá, cidade com mais de 420 mil habitantes e que reverteu 301 mil reais para a causa.