Correio dos Campos

“Fake News” – Áudios falsos apontavam 3 casos de COVID-19 na cidade

29 de abril de 2020 às 12:15
(Reprodução Internet)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Circulou na internet e em grupos de aplicativo de celular nos últimos dias, a informação que três pacientes com coronavírus haviam sido internados no Hospital Municipal Santo Antônio de Piraí do Sul.

Em um dos áudios, uma moça dizia que uma funcionária do hospital teria passado a informação de dois pacientes internados com a doença na unidade. Na mesma gravação, a autora falava que o secretário de Saúde tinha proibido a divulgação desses casos para não alarmar a população.

No outro caso, uma outra mulher afirmava que o primo havia sido internado depois de retornar do estado de São Paulo com o vírus. Segundo ela, em tom pejorativo, os “bocas mole” da Saúde também tinham repassado orientações para a família dizer que se tratava de outra doença.

A preocupação da propagação das notícias falsas fez com que o secretário municipal de Saúde, Julio Cezar Sandrini, fosse até a emissora de rádio local para esclarecer os fatos e desmentir as “fake news”.

Na oportunidade, Sandrini pediu que as pessoas evitassem disseminar notícias falsas que circulam na Internet, especialmente nas redes sociais, levando em consideração apenas as informações dadas através dos órgãos oficiais nos níveis federal, estadual e municipal.

Segundo o secretário, o compartilhamento de notícias falsas não contribui em nada com o trabalho dos profissionais de saúde.

“Ao receber uma mensagem desse tipo em seu celular, que só atrapalha e que em nada nos ajuda no combate ao COVID-19, a melhor atitude a tomar é apagar a mensagem e recomendar para o contato que encaminhou a mensagem para que faça o mesmo”.