Correio dos Campos

Idosos e profissionais de saúde serão os primeiros a receber vacina contra a gripe

23 de março de 2020 às 15:53

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A prefeitura municipal de Piraí do Sul, através da Secretaria de Saúde, divulgou neste domingo como funcionará a primeira etapa da vacinação contra a gripe nas áreas urbana e rural do Município.

Nesse primeiro momento, apenas idosos com mais de 60 anos e profissionais que trabalham na área de saúde serão imunizados.

Na cidade, as vacinas serão aplicadas na Clínica da Mulher, ao lado do Hospital Municipal Santo Antônio. Já na zona rural, as imunizações acontecerão entre as segundas e quintas-feiras, sempre no período da manhã, obedecendo o seguinte calendário:

Segunda-feira – Piraí Mirim;
Terça-feira – Capinzal;
Quarta-feira – Ressaca; e
Quinta-feira – Fundão.

Orientações

A Secretaria de Saúde orienta para que as pessoas só se dirijam aos postos de saúde em caso de extrema necessidade. Além disso, a pasta recomenda também que idosos não sejam levados até a unidades básicas de saúde para pegarem receitas médicas. Nesse caso, a orientação é que as receitas sejam retiradas por pessoas jovens e não doentes.

Campanha adiantada

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.