Correio dos Campos

Comissão de Fiscalização já visitou 77 estabelecimentos em Piraí do Sul

Visitas orientativas ao comércio buscam evitar a aglomeração de pessoas; medida foi adotada pela Comissão após constatação de que muitas pessoas ainda transitavam pelas ruas e comércios como se nada estivesse acontecendo, colocando a sua vida e a de terceiros em risco
22 de março de 2020 às 13:00
(Fotos: Toninho Anhaia)

COM ASSESSORIAS – Fechando o cerco de combate e prevenção contra o novo Coronavírus, a Comissão de Fiscalização nomeada pelo prefeito José Carlos Sandrini já realizou trabalhos de orientação e fiscalização em 77 estabelecimentos comerciais entre as noites de sexta e sábado.

Prevista pelo decreto 1640/2020, publicado na última sexta-feira (20), a suspensão do funcionamento dentro do território do Município de Piraí do Sul pelo prazo de 20 (vinte) dias corridos, a partir de 20 de março, será alvo de constante fiscalização, mesmo naqueles estabelecimentos que foram liberados para funcionar em regime excepcional por se tratarem de serviços essenciais.

Em caso de descumprimento das recomendações previstas no decreto, a Comissão poderá requisitar o auxílio da força policial existente no Município, além do apoio da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil.

Segundo o presidente da comissão, Luiz Maurício Moreira De Lima, o trabalho inicial de orientação aos comerciantes sobre a suspensão das atividades sujeitas à aglomeração de pessoas foi realizado nos dois primeiros dias.

“As primeiras fiscalizações ocorreram entre a noite de sexta e a noite de sábado, com visitas em 77 estabelecimentos de todos os ramos possíveis do comércio piraiense. Na sexta focamos nos bares, restaurantes e casas noturnas. Tivemos a escolta da Polícia Militar para que pudéssemos fazer o trabalho tranquilamente. Já hoje (ontem, sábado), durante o dia focamos nos estabelecimentos de alimentos e de saúde, como mercearias, mercados, supermercados e farmácias. A noite saímos novamente e visitamos hotéis. Além disso, fizemos ronda em toda a cidade para ver se os estabelecimentos estavam fechados. Ficamos gratos pela compreensão dos comerciantes neste momento tão difícil”, explicou.

Maurício disse que durante as visitas foram repassadas orientações importantes para que a saúde de todos possa ser preservada. “Pedimos ao comércio de atendimento essencial para que deixe álcool em gel em locais de fácil acesso, para utilização de funcionários e clientes. Também pedimos para que façam higienização logo no início das atividades e também durante todo o período de funcionamento. Pedimos cuidado especial na higienização das superfícies de toque, como carrinhos, cestos, cadeiras, maçanetas, corrimão, mesas e bancadas, preferencialmente com álcool em gel, após cada uso”, emendou o presidente.

Isolamento social

O membro da Comissão insistiu em destacar a importância que a população permaneça em suas casas, saindo delas apenas em decorrência de eventual urgência ou necessidade, mesmo assim tomando as devidas precauções.

“Evitem aglomerações nos estabelecimento e locais que forem por necessidade. Seja solidário, não compre em excesso e adote a compra solidária em favor de vizinhos, parentes, amigos. Nestes dias de prevenção evite a exposição, principalmente de idosos, crianças e outras pessoas consideradas grupo de risco”, orienta.

Tem sintomas?

No caso de sintomas do Coronavírus, todo cidadão deve ligar para os seguinte telefones da Saúde Estadual:

(41) 3330–4414
(41) 9 99117-3500
0800 644 4414