Correio dos Campos

Comissão de Fiscalização esclarece dúvidas de comerciantes piraienses

21 de março de 2020 às 16:33
(Reprodução/Internet)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A Comissão de Fiscalização nomeada na tarde de ontem (20), para acompanhar e fiscalizar o cumprimento do decreto que determinou o fechamento de parte do comércio local, se manifestou há pouco sobre as dúvidas levantadas por empresários da cidade durante a manhã deste sábado.

Sobre o funcionamento das óticas, os membros da Comissão disseram que elas não poderão abrir no período de 20 dias, determinado pelo decreto. A exceção, nesse caso, existe apenas para as entregas de óculos ou para atendimento com agendamento em horários exclusivos.

Essa possibilidade, de atendimento personalizado e exclusivo, se aplica também para os salões de beleza. Nesse ramo os clientes podem ser atendidos individualmente e em horários distintos, desde que sejam observados os procedimentos de higiene e limpeza recomendados pelos órgãos de saúde.

A Comissão esclareceu ainda que as borracharias se enquadram no ramo de oficinas e afins, e que por isso poderão continuar com seus serviços normalmente, também obedecendo às recomendações constantes do decreto.

Sobre o funcionamento dos pet shops, os membros do órgão fiscalizador orientam para que funcionem de portas fechadas e somente no sistema de coleta e entrega dos animais na casa dos clientes. Além disso, os profissionais da área também devem estar atentos às regras de higienização dos espaços onde os procedimentos são realizados.

Já os restaurantes localizados nas rodovias que cortam o Município deverão também fechar as portas. A orientação nesse caso é para que aconteça apenas a entrega de refeições e lanches pelo sistema “delivery”, ou ainda a venda de marmitas, no máximo, na porta ou janela dos estabelecimentos.

Por fim, a Comissão informou que até mesmo as empresas que foram autorizadas a funcionar nesse período estão sujeitas aos termos impostos pelo decreto. “Até nesses casos, se possível, é interessante que os estabelecimentos atuem de forma a evitar a aglomeração no interior dos prédios. Se puder atender na porta ou janela, melhor. Naqueles lugares onde isso não for possível, recomendamos a população que observe a quantidade de pessoas dentro dos estabelecimento. Se achar que tem muita gente, é melhor aguardar fora da loja até que o movimento diminua, nunca esquecendo de manter uma distância de dois metros das outras pessoas que estiverem esperando o atendimento”.