Correio dos Campos

Sandrini decreta situação de emergência em razão do Coronavírus

18 de março de 2020 às 19:10
(Foto: Reprodução/internet)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O prefeito de Piraí do Sul, José Carlos Sandrini, decretou situação de emergência em saúde pública nesta quarta-feira (18), em decorrência da infecção humana pelo Coronavírus (Covid 19).

Publicado no Diário Oficial do Município na internet, o decreto estabelece medidas de enfrentamento da doença em âmbito municipal.

Divididas em objetivos estratégicos, as ações previstas pelo documento são: limitar a transmissão de pessoa para pessoa, prevenindo eventos de amplificação de transmissão; identificar e sugerir isolamento e cuidados especiais em pacientes precocemente, fornecendo atendimento adequado a eles; comunicar informações críticas sobre riscos e eventos à sociedade, combatendo a desinformação; e organizar resposta assistencial de forma a garantir o atendimento ideal à população da rede da saúde.

Além disso, a prefeitura suspendeu eventos realizados em espaços públicos ou que dependam de autorização municipal, com mais de 25 pessoas. As aulas e o transporte de alunos, dentro e fora da cidade, também serão suspensos a partir da próxima sexta, dia 20. Essa ação acontece por tempo indeterminado.

Com exceção dos serviços essenciais da secretaria de Saúde e do serviço de Vigilância em Saúde, que não sofrerão alteração, todos os demais serviços prestados ao público pela administração também foram suspensos. As viagens do prefeito, secretários e servidores estão canceladas.

Na saúde, apenas serão mantidos os serviços de transporte nos casos de urgência e emergência, além dos destinados a pacientes que passam por tratamento de alta complexidade, hemodiálise e gestação de alto risco.

Para evitar o trânsito de pessoas com mais de 60 anos nas farmácias mantidas pelo Município, o decreto autoriza que agentes de saúde entreguem os medicamentos em casa para aqueles que tratam doenças crônicas e mentais. As receitas de medicamentos de uso contínuo serão estendidas, automaticamente, por mais 60 dias.

Para ler o decreto na íntegra, clique AQUI