Correio dos Campos

15 macacos foram encontrados mortos em Piraí do Sul entre outubro e dezembro de 2019

13 de janeiro de 2020 às 19:00
(Reprodução/Internet)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A Vigilância Sanitária de Piraí do Sul divulgou que, somente entre outubro e dezembro do ano passado, 15 macacos foram encontrados mortos na cidade.  Ao todo, no ano de 2019, 26 mortes foram identificadas pelos setor nos mais diversos bairros do município.

Deste total, apenas seis coletas foram realizadas e, nestas seis, dois casos de febre amarela foram confirmados: um no bairro Espalha Brasa, na zona rural do município, e outro no Conjunto Habitacional Cristo Redentor. Nos demais registros, notificações foram geradas para a realização do mapeamento dos locais onde aconteceram as mortes dos animais.

De acordo com a Vigilância Sanitária, macacos mortos foram localizados nos bairros Piraí Mirim, Campo da Lança, Butiá, Brotas, Tijuco Preto, Bom Sucesso, Espalha Brasa e Cristo Redentor.

Espera pelos laudos

Dentro das 15 últimas notificações de mortes dos animais, todas feitas entre os meses de outubro e dezembro, foi possível a coleta de amostras em três animais. O material foi enviado para o laboratório que analisa se as mortes foram ou não causadas pela febre amarela.

Segundo os profissionais de saúde, o laudo com o resultado das análises tem demorado a sair em virtude do grande número de casos identificados em todo o Paraná e que seguem para o mesmo laboratório.

Independentemente do resultado, eles alertam que a doença mata que a única forma de se proteger da febre amarela é tomar a vacina, em dose única, que protege para a vida toda. As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde do município.