Correio dos Campos

“Nunca foi dito que o hospital iria fechar”, afirma secretário de Saúde

Comentários sobre o possível fechamento do Hospital Santo Antônio surgiram recentemente na cidade
27 de novembro de 2019 às 19:33

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O secretário municipal de Saúde de Piraí do Sul, Julio Cezar Sandrini, reafirmou durante reunião realizada com membros do Conselho Municipal de Saúde na última segunda-feira (25), que o Hospital Santo Antônio não encerrará suas atividades. Antes disso, o dirigente já havia explicado a situação e garantido a continuidade do funcionamento da unidade em entrevista levada ao ar pelas rádios Brotas e Madasol.

Segundo Sandrini, que esteve reunido por três vezes com equipes da Secretaria de Estado da Saúde para tratar do assunto, em hora alguma foi nem sequer comentado sobre a possibilidade de fechamento do hospital.

“Isso não existiu. O que discutimos com a 3ª Regional de Saúde (órgão da secretaria estadual de Saúde do Paraná, sediada em Ponta Grossa) foi uma solução para o hospital que, sabe-se bem, atende apenas casos de baixa complexidade por conta de sua baixa resolutividade nos casos que chegam até a unidade, fato que desencadeia até mesmo desconfiança nos usuários. Nesse sentido, uma pesquisa realizada com a população revelou que mais de 80% dos piraienses não usariam o hospital se tivessem alguma outra opção”, explica.

“Isso reflete o que todo mundo sabe: Que o hospital não tem condições de atuar nas situações mais complexas. Prova disso é a baixa média de internamentos, com pacientes permanecendo pouco tempo na unidade, na maioria das vezes pelo período de menos de 24 horas. Em razão dessa realidade, desde o começo pensamos em reduzir os internamentos e aumentar o atendimento no Pronto-Socorro, fato que permitiria o remanejamento dos funcionários do hospital para as unidades básicas de saúde, onde se concentram os maiores fluxos de pacientes do município”, finalizou o secretário.