Correio dos Campos

Secretário apresenta metas de 2020 para Conselho Municipal de Saúde

25 de novembro de 2019 às 18:35
(Pedro Dalcol Filho/Correio dos Campos)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O secretário municipal de Saúde de Piraí do Sul, Julio Cezar Sandrini, se reuniu na tarde de hoje (25) com membros do Conselho Municipal de Saúde, para apresentar as metas e diretrizes traçadas pela secretaria para o próximo ano.

Durante o encontro, que aconteceu no Centro Administrativo Antonio Fanckin Filho, Sandrini teve a oportunidade de comentar rapidamente sobre cada uma das metas propostas. Além disso, o secretário anunciou o interesse do Executivo na construção de uma nova unidade básica de saúde que deverá ser erguida, também em 2020, no bairro Três Santas.

Outro assunto abordado na reunião foi a publicação da Portaria 2979/2019, do Ministério de Saúde, que prevê um novo formato de financiamento da atenção primária, modelo que vem recebendo duras críticas dos conselhos federais ligados a área de saúde, fato que se repete  entre os secretários municipais de saúde.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, as consequências sociais da implantação desse novo modelo, que segundo o órgão não apresenta estudos robustos que evidenciem os impactos sobre a condição da saúde da população, podem ser desastrosas se realmente forem adotadas de acordo com a proposta original.

Ao final do encontro, Sandrini anunciou o investimento de aproximadamente R$ 800 mil para a aquisição de três novas ambulâncias, uma van adaptada para cadeirantes e dois furgões, um para o transporte de medicamentos e outro para auxiliar as equipes de saúde no combate a Dengue. Segundo o secretário, todos os veículos já foram comprados e em breve estarão a disposição da população.