Correio dos Campos

Foi realizado Curso de Inseminação Artificial em Piraí do Sul

21 de novembro de 2019 às 14:32
(Divulgação/PMPS)

IMPRENSA/Piraí do Sul – A Secretaria de Agricultura de Piraí do Sul em parceria com a empresa Alta, proporcionaram curso gratuito de Inseminação Artificial.

O curso foi realizado entre 11 e 14 de novembro e contou com a presença de 15 produtores do município.
No curso os participantes aprenderam conceitos básicos sobre a inseminação artificial, anatomia e fisiologia do sistema reprodutivo das vacas, prática de descongelamento de sêmen, manejo do botijão, montagem do aplicador entre outros assuntos.

A secretaria de Agricultura espera realizar um novo curso para mês de março do ano que vem.

De acordo com o médico veterinário e instrutor do curso, Reginaldo Antonio dos Santos, o objetivo da atividade foi capacitar os produtores a promover o melhoramento genético nas propriedades através da inseminação artificial. Falaram sobre anatomia e fisiologia, aparelho reprodutivo, como descongelar o sêmen, e principalmente como colocar nas vacas.

A inseminação artificial, segundo Reginaldo, tem um valor agregado muito melhor do que investimento em touro, que acaba saindo mais caro. Com o procedimento o semên é testado e já sabe qual o resultado.

Angelo Ferraz, pecuarista e cidadão piraiense diz que procurou o curso para ter mais economia, qualidade, fazer o melhoramento genético e se aprofundar mais no assunto.

O Secretário Municipal de Agricultura, João Carlos da Silva Filho, diz que é essencial capacitar cada vez mais ou produtores. “Hoje, a frente da secretaria, quando um produtor rural abrir seus braços e na ponta dos seus dedos não tiver uma assistência técnica de qualidade ou uma capacitação a nossa política pública está errada. O produtor é uma engrenagem fundamental para o município, estado e país e ela precisa trabalhar lado a lado e precisamos proporcionar essa capacitação.”

João também agradeceu a toda equipe que se prontificou em cooperar para que o evento acontecesse.
Para ver as entrevistas completas, acesse: https://www.facebook.com/Prefeiturapiraidosul/videos/424767144818879/?epa=SEARCH_BOX