Correio dos Campos

Rodovias da CCR RodoNorte estão entre as melhores do Paraná na Pesquisa CNT

Três segmentos cuidados pela companhia são classificados como ótimos pelos pesquisadores da Confederação; além disso, rodovias do Estado com melhor avaliação possuem trechos sob concessão da CCR RodoNorte
25 de outubro de 2019 às 16:29
Trecho entre Ponta Grossa e Tibagi, na BR 376, é um dos segmentos que receberam classificação máxima da CNT. (Divulgação/Mendonça Jr/CCR RodoNorte)

COM ASSESSORIAS – Com diversas obras e frentes de duplicações já concluídas, além de outras em andamento, as rodovias cuidadas pela CCR RodoNorte receberam uma avaliação ainda mais positiva da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em 2019 – na comparação em relação ao ano passado. Divulgada nesta semana, a pesquisa nacional da CNT classifica três trechos administrados pela companhia como ótimos: as BRs 376 e 277, nos segmentos Ponta Grossa/Curitiba e Ponta Grossa/Tibagi, além da PR 151, entre Ponta Grossa e Piraí do Sul.

A partir da melhoria apresentada na avaliação da CNT, a CCR RodoNorte passa a ter quase 90% dos 487,5 quilômetros de rodovias sob sua concessão com uma avaliação ótima ou boa. Além disso, as duas ligações estaduais melhores avaliadas pela CNT no Paraná em 2019 possuem trechos cuidados pela CCR RodoNorte e conseguiram melhorar sua colocação no ranking nacional: é o caso da BR 277, com o trecho entre Balsa Nova e Curitiba, e a BR 376, a Rodovia do Café, com o segmento entre Apucarana e Palmeira – passando por Ponta Grossa.

“O ótimo resultado da CCR RodoNorte nesta pesquisa da CNT é fruto de um trabalho conjunto das nossas equipes, tanto na área de atendimento ao usuário como também no segmento da engenharia, que trabalham 24 horas por dia para oferecer serviços de excelência ao usuário. Acredito que, quando da conclusão das frentes de duplicação que estão em andamento na BR 376, nossa avaliação deve melhorar ainda mais nos próximos anos”, ressalta o presidente da CCR RodoNorte Juvêncio Pires Terra.

A pesquisa

Juntamente com a análise das rodovias em si, a pesquisa de rodovias publicada anualmente pela CNT traz, ainda, análises socioeconômicas e ambientais, além de informações sobre infraestrutura de apoio disponível nas rodovias. Após a avaliação de todos estes itens, as rodovias são divididas na seguinte classificação: ótima, boa, regular, ruim e péssima. Em 2019, além de ampliar o número de trechos com a classificação máxima, a CCR RodoNorte apresentou melhorias na avaliação em 65% do trecho cuidado pela companhia – na comparação com a pesquisa anterior.

Canteiro de Obras

Executando a maior obra de duplicação do país (a BR 376, entre Ponta Grossa e Apucarana), a CCR RodoNorte possui seis frentes de obras em andamento ao longo da rodovia: são trabalhos nas cidades de Imbaú, Ortigueira, Mauá da Serra, Marilândia do Sul e Califórnia, além do Contorno Sul de Apucarana. Boa parte do volume de obras neste período está concentrado entre Mauá da Serra e Apucarana, único trecho classificado como regular pela Confederação Nacional dos Transportes.

Nos trechos em obra, por conta do alto número de trabalhadores e máquinas em atividade, alguns segmentos passam por adaptações durante a duplicação. “Por conta da implantação das novas pistas, ocorrem algumas retenções de tráfego para execução dos trabalhos”, explica Mauro Bertelli, coordenador de Atendimento da CCR RodoNorte. Só nas obras de duplicação, mais de mil colaboradores estão em atividade.