Correio dos Campos

Alerta contra o Sarampo: Campanha de Vacinação é intensificada

A Campanha iniciou em todo território nacional nesta segunda-feira e contemplará dois grupos, as crianças de 6 meses a 5 anos ainda não vacinadas e adultos de 20 a 29 anos
11 de outubro de 2019 às 15:49
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Piraí do Sul – Começou nesta segunda-feira, 07, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2019. A vacina que é trivalente, pois protege também contra a rubéola e caxumba, já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde – UBS de Piraí do Sul.

A vacinação tem foco em dois grupos que são: as crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas e os adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

Para as crianças, a vacinação acontece entre o dia 7 e 25 de outubro, e o dia D de mobilização é dia 19 de outubro, um sábado. O segundo grupo será vacinado no período de 18 a 31 de novembro, e o dia D da mobilização nacional será dia 30 de novembro.

Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

A vacina contra o sarampo é de extrema importância para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas, que podem levar a óbito. E são as crianças o grupo mais suscetível para as complicações do vírus.

Em um comunicado feito pelo Ministério da Saúde no dia 4 de outubro, foi informado que há 5.404 casos de sarampo confirmados no Brasil. Mais de 95% dos casos estão concentrados em São Paulo, mas outros 18 estados já registraram infecções pela doença. 6 pessoas morreram.

Em Piraí do Sul, as vacinas estão disponíveis em todas Unidades Básicas de Saúde. Se você ou alguém de sua família faz parte de um desses grupos, procure a UBS mais próxima da sua casa. Na área rural, a vacinação acontece entre os dias 14 a 17 de outubro, e no link estão os horários e locais.