Correio dos Campos

Reunião do Conselho Municipal de Saúde esclareceu sobre o suposto fechamento do hospital

Estiveram presentes na reunião, além do secretário de saúde e os conselheiros, vereadores, adiretoriado hospital e pessoas da comunidade
2 de outubro de 2019 às 15:11
(Divulgação/PMPS)

IMPRENSA/Piraí do Sul – A reunião ordináriado Conselho Municipal de Saúde foi realizada na segunda-feira, 23, no Auditório do Gralha Azul. Esses encontros acontecem com o objetivo de aprovar, apresentar e discutir assuntos referentes à saúde pública de Piraí do Sul. Os conselheiros levam sugestões de pautas de acordo com as necessidades dos seguimentos que representam. Esta última reunião teve uma pauta extensa e polêmica. Nos tópicos para aprovação, o aumento do número de equipes de saúde da família e de saúde bucal foi aprovadopor unanimidade. Esse crescimento da quantidade de equipes se faz necessário como por exemplo, só na área da UBS Maíra Milléo Weigert, passa de 7 mil pessoas cadastradas, o que dificulta em muito o atendimento por uma única equipede saúde.

A reativação de urnas nas UBS para coleta de sugestões e reclamaçõesdos serviços da saúde não foi aprovada pelos conselheiros. Entre os tópicos para apresentação e encaminhamentos, destaque para a Programação Anual de Saúde -PAS 2020 e um fluxograma municipal para atendimento dos casos suspeitos de sarampo e sobre a campanha de vacinação contra o sarampo que acontecerá em breve. O assunto que tem gerado muita polêmica na cidade nos últimos dias, o suposto fechamento do hospital, também foi apresentado, amplamente discutido e esclarecido nesta reunião. Foi esclarecido sobre a composição de uma comissão de conselheiros de saúde que realizou, durante 60 dias, um amplo levantamento da real situação do hospital Santo Antônio, desde custos até a efetividade e resolutividade dos serviços prestados naquele espaço, com o objetivo de se iniciar uma discussão sobre a viabilidade de se manter os serviços e levantar as possibilidades de melhorias.

Para fortalecer o trabalho, a comissão decidiu aplicar um questionário de pesquisa de opinião pública sobre o hospital, seu funcionamento e se as pessoas estão contentes ou não com os serviços prestados lá. Com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde a pesquisa foi realizadae nesta reuniãoo relatório de avaliação foi apresentado.

Segundo o relatório, a maioria dos entrevistados quer manter o setor de internamentos do Hospital Municipal Santo Antônio, entretanto não recomendaria o hospital para um parente ou amigo. Além dessa constatação muitos outros pontos divergentes também foram observados. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, em nenhum momento se cogitou a possibilidade de fechamento do hospital, muito pelo contrário, o que se busca é fortalecer o Pronto Atendimento do hospital com mais equipamentos e equipe com número suficiente de profissionais para evitar a sobrecarga de trabalho que os mesmos vem tendo diuturnamente naquele serviço. O Secretário esclarece que “a Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Santo Antônio, prioriza eatende durante 24 horas casos de emergências, de diversas áreas. Localizado na porta principal de chegada do hospital, o Pronto Atendimento conta com o profissionalismo de equipe médica e de enfermagem que desde a chegada do paciente busca o diagnóstico do caso específico, e assim viabilizando os encaminhamentos necessários.” Para o diretor técnico do hospital, o médico Ernesto Comelli, “além de profissionais capacitados, equipamentos modernos que proporcionem um resultado rápido e preciso também são importantes no setor de emergência.Mas para isso é necessário haver uma otimização de recurso, especialmente no serviço público.” Danielli Mendes da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde destaca que, “a conclusão da Comissão é que o hospital atualmente representa uma fatia elevada dos gastos da saúde pública municipal. Dada a baixa resolutividade do mesmo, se torna necessário algum tipo de intervenção que possa reverter esse quadro.”