Correio dos Campos

Cerimônia de Dispensa Militar foi realizada em Piraí do Sul

Foram entregues 148 certificados. 2019 teve 213 meninos alistados, sendo eles nascidos em 2001 ou antes
13 de setembro de 2019 às 14:49
(Divulgação/PMPS)

IMPRENSA/Piraí do Sul – Os jovens piraienses receberam na última segunda-feira, 09, o Certificado de Dispensa do Serviço Militar após terem prestado juramento à Bandeira Nacional. A cerimônia que acontece apenas uma vez por ano foi realizada no Pavilhão Cultural de Piraí do Sul.

O momento contou com a presença do Capitão Wilson Rosa que também é Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização, do 1º Tenente S. Ferreira, do Sub. Tenente Paulo Roberto, do Cabo Lipovieski, do Soldado Iago e do Prefeito Municipal de Piraí do Sul, José Carlos Sandrini que também responde como Presidente da Junta Militar, alguns secretários e servidores municipais também participaram do evento.

O juramento é um compromisso que formaliza a dispensa, mas até uma certa idade o jovem ainda permanece a disposição e poderá ter de se apresentar para defender a pátria. Também, como lembrou o Prefeito Zé Carlos em sua fala, permanece em cada um deles o dever e a responsabilidade de honrar a pátria e respeitar a sociedade onde está inserido. Pois trabalhar, estudar, respeitar a familiar, evitar as drogas e demais condutas depreciativas também são formas de servir ao país.

“Vocês jovens aqui presentes acabam de cumprir um importante papel, mas como dito, sua responsabilidade com a nação não termina aqui. Tenho certeza de que vocês serão homens de bem que buscarão alcançar objetivos com trabalho e dignidade. Vocês devem acreditar em seus potenciais e sonhos. Cumpram suas histórias com honra e retidão para que elas possam ser lembradas como bons exemplos deixados para nossa sociedade. Deixo meus parabéns a todos e lembrem-se que este compromisso perante a Bandeira Nacional é, acima de tudo, um compromisso de cidadão que deverá servir ao país e nos ajudar na construção de um município cada vez melhor”, concluiu o prefeito.

Segundo o Capitão Wilson Rosa, hoje quando o jovem é dispensado do serviço militar ele recebe esse certificado de dispensa, que significa que ele está em dia com a situação do serviço militar. Esse documento possibilita que eles tirem seus passaportes, que façam título de eleitor, participem de concurso público, além de outras situações. Caso o jovem não tire esse documento, ele não consegue um emprego ou até mesmo fazer algum vestibular, então é um documento muito importante.

“Nessa solenidade de entrega onde eles prestaram o juramento não significa que eles não tenham condições de servir, existem as escolas militares onde eles podem prestar concurso até 24 anos de idade, além disso, eles ficam como uma reserva do exército, caso algum dia, Deus queira que não, mas tenha uma guerra eles serão mobilizados para servir.”, finalizou o Capitão Wilson.