Correio dos Campos

Conselheiros da Saúde se reuniram para discutir questões pertinentes a saúde municipal

As reuniões acontecem mensalmente e tratam de questões importantes para a saúde do município, cabe aos conselheiros votar e sugerir melhorias
1 de agosto de 2019 às 14:21
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Piraí do Sul – Os 16 Conselheiros da Saúde, escolhidos durante a Conferência Municipal de Saúde, reuniram-se nesta última semana para uma reunião do Conselho Municipal com o objetivo de aprovar, apresentar e discutir assuntos referentes à área. Esses encontros acontecem mensalmente e servem para discutir questões pertinentes da saúde e das Unidades Básicas de Saúde, os conselheiros levam sugestões de pautas de acordo com as necessidades da sua Unidade Básica de Saúde – UBS.

Nessa reunião, entre outros temas, foram apresentadas as seguintes propostas: o orçamento da Secretaria Municipal de Saúde para o ano de 2020 que irá compor a Lei Orçamentaria Anual – LOA/2020; Plano de Contingência para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue no Município, incentivo à Organização da Assistência Farmacêutica; Programa Municipal de Dietas Especiais; Mudança no horário de atendimento ao público na Secretaria de Saúde. Todos esses temas foram apresentados para aprovação do Conselho e por unanimidade foram aprovados pelos Conselheiros presentes.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, o Conselho é um órgão importante dentro da estrutura da Secretaria e a participação dos conselheiros está sendo efetiva e bastante eficaz. “Eles, como representantes de diversos seguimentos da sociedade podem levar as informações de forma correta para os demais munícipes. O pessoal é comprometido, participa ativamente das discussões, com questionamentos relevantes para sua área de residência, assim como a cidade como um todo”, disse.

O Secretário enfatizou também que os Conselheiros entenderam o papel deles dentro do processo, atendendo a um dos princípios organizativos do SUS, que é o controle social através da participação popular. Além disso, Julio salienta que os munícipes que têm sugestões, queixas ou dúvidas podem procurar o Conselheiro da área de abrangência da UBS que frequenta, que através deles, as questões serão apresentadas e debatidas no Conselho, desde que sejam pertinentes aos SUS.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Danieli Mendes da Silva destaca a importância do Conselho, lembrando que a participação popular é um dos cinco princípios da democracia. Transforma a realidade, possibilita construir os caminhos percorridos pela humanidade e dar sentido aos outros princípios: igualdade, liberdade, diversidade e solidariedade.

Para a conselheira da UBS Thereza Viana, na Vila Dalcol, Claúdia Ribeiro, até o momento as reuniões estão sendo muito efetivas. “Todos os assuntos em pauta estão sendo debatidos e na condição dos conselheiros devidamente esclarecidos, com a concordância de todos. Sabemos as condições da nossa saúde, que estamos enfrentando uma crise, mas, estamos sim tentando achar soluções para os assuntos abordados. Não temos em nossas mãos o poder para resolver todos os problemas, mas podemos discuti-los e sugerir soluções”, disse.

Explicando – O Conselho Municipal de Saúde é um órgão apolítico, de caráter consultivo e deliberativo na execução das políticas públicas da área de saúde, fiscalizando a aplicação do dinheiro público na área da saúde, verificando se a assistência à saúde está ocorrendo e atendendo à população, participando diretamente nas decisões da gestão relacionadas à saúde, bem como no planejamento e execuções das políticas públicas de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por 16 Conselheiros Titulares e 16 Suplentes, sendo 16 representantes do segmento usuários (8 titulares e 8 suplentes); 8 representantes do segmento trabalhador (4 titulares e 4 suplentes); 2 representantes do segmento prestador (1 titular e 1 suplente), e 6 representantes do gestor (3 titulares e 3 suplentes).

O conselho foi definido durante a Conferência Municipal de Saúde, veja mais na íntegra http://www.piraidosul.pr.gov.br/arquivos/noticias/xiv-conferencia-municipal-de-saude-foi-um-sucesso-em-pirai-do-sul