Correio dos Campos

Piraiense é Campeã Brasileira de Xadrez para atletas com até 12 anos

Enxadrista venceu o Festival Nacional da Criança, disputado entre 18 e 21 de abril em Florianópolis
26 de abril de 2019 às 21:22
(Lizi Vicenzi (FENAC 2019) / @lizivicenzi)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O título de maior expressão da história do xadrez de Piraí do Sul até o momento foi conquistado durante o último final de semana, em Florianópolis, graças ao desempenho quase perfeito da enxadrista Mitzi Vedan de Ramos dentro do Festival Nacional da Criança (FENAC) e do Campeonato Brasileiro de Xadrex Blitz, evento que reuniu os melhores atletas nacionais da modalidade.

Para conquistar o título de Campeã Brasileira de Xadrez para enxadristas de até 12 anos, a piraiense que joga desde os 9 anos conquistou 5,5 dos 6 pontos possíveis no campeonato, numa campanha com cinco vitórias e apenas um empate, na segunda rodada, contra a WCM (candidata a Mestre) Gabriela Goes da Cunha, de São Paulo.

A disputa

Depois de quatro vitórias e um empate, Mitzi chegou a rodada final precisando vencer a sua oponente Maria Eduarda Buiar, de Curitiba, um dos grandes talentos do xadrez paranaense, além de torcer por pelo menos um empate da paulista Gabriela Goes da Cunha contra a ponta-grossense Isis Carvalho, campeã paranaense em São José dos Pinhais e campeã brasileira no xadrez relâmpago.

A vitória da piraiense e o empate entre Gabriela e Isis garantiram a conquista inédita para a cidade. Com o título, Mitzi conquistou o direito de disputar o Campeonato Pan-Americano do Equador, em julho, além do Campeonato Mundial da China, em Agosto, e o Sul-Americano da Argentina, em dezembro.

Avaliação

Determinada e extremamente comprometida com os treinamentos montados para as competições, Mitzi avaliou a sua participação no FENAC.

“”Eu nunca perco; ou eu ganho ou eu aprendo. Este é o meu lema desde que comecei a jogar xadrez e não podia ser diferente. É um prazer imenso vestir a camisa do xadrez Piraí e levar o nome de Piraí do Sul ao lugar mais alto do pódio nacional. Fui determinada a ganhar”.

Para o técnico de Piraí do Sul na modalidade, Maurides Júnior, foram exatamente o comprometimento e a responsabilidade que conduziram Mitzi a conquista do título nacional.

“Mitzi é uma das atletas mais determinadas que conheço. Com tão pouca idade ela tem um comprometimento e uma responsabilidade que devem servir de exemplo, inclusive para os mais velhos. É impressionante o quanto ela evolui a cada competição e, como eu sempre digo, se você quer conquistar alguma coisa na vida, seja o que for, o primeiro passo tem que ser seu”, disse.

“Ela me mostra isso a cada competição. A conquista do título brasileiro soma-se a outras tantas conquistas do Xadrez Piraí, porém, sendo sem dúvida a de maior expressão até o momento”, finalizou o treinador