Correio dos Campos

Piraí do Sul realiza Conferência Municipal de Saúde nesta sexta-feira

Sugestões de moradores serão expostas durante a XIV Conferência Municipal de Saúde e passarão a fazer parte do planejamento das ações da secretaria
21 de março de 2019 às 18:19
(Toninho Anhaia/Secom)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – Acontecerá nesta sexta-feira, 22, a Conferência Municipal de Saúde de Piraí do Sul. A Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde convidam os piraienses para participarem deste momento de democracia. O evento está marcado para iniciar as 8 horas da manhã no Rotary Club da cidade, e terá como tema: “Democracia e Saúde”.

O Secretário de Saúde, Julio Sandrini, salienta que o SUS tem entre os seus princípios organizativos, o controle social ou participação popular, que nada mais é do que a comunidade envolvida nas principais decisões do setor. As Conferências e os Conselhos de Saúde são os principais espaços para que as pessoas possam participar ativamente nesse processo.

Pré-conferências e Propostas – A partir das pré-conferências realizadas nas Unidades Básicas do Município, entre os dias 7 e 13 de março foram colhidas diversas propostas e sugestões das pessoas que usam o serviço público de saúde do município. Para facilitar o debate e tornar o dia da Conferência mais produtivo, a secretaria organizou as propostas por temas os quais serão apresentados para análise e votação pelos presentes, proporcionando dessa forma a real participação popular.

Durante as pré-conferências foram eleitos quatro representantes referentes a cada unidade, sendo dois titulares e dois suplentes, os eleitos participarão das discussões e decisões das políticas públicas, exercendo assim o papel de elo entre UBS e gestão.

Na conferência do dia 22 as sugestões serão apresentadas, discutidas e transformadas em diretrizes e começarão a fazer parte do planejamento das ações da secretaria em um período de curto, médio e longo prazo.

Segundo o Secretário, o Conselho Municipal de Saúde tem muita dificuldade na participação dos usuários, por isso a atitude de promover as pré-conferências, “Precisamos estimular os moradores das áreas de abrangência das UBS para que participem da Conferência, que venham somar ao trabalhador, prestador e gestor. Os delegados participarão com voz e voto, defendendo os interesses das pessoas das áreas onde residem. Só podemos fazer tudo o que a população espera, se soubermos as suas reais necessidades e esse foi o momento de expor”.

Lembrando que a XIV Conferência Municipal de Saúde acontece amanhã, 22 de março, no Rotary Club de Piraí do Sul das 08 horas às 17 horas. E sua presença é significativa!