Correio dos Campos

Piraiense disputa seletiva para Mundial Escolar de Orientação que acontece na Letônia

Provas que definirão os atletas que representarão o Brasil no Mundial acontecem no próximo final de semana, em Goiás
12 de março de 2019 às 19:44
(Divulgação: Arquivo Pessoal)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O atleta piraiense Gabriel Olímpio, de 16 anos, disputa no próximo final de semana em Luziânia, no estado de Goiás, uma das três vagas de sua faixa etária para representar a seleção brasileira no Campeonato Mundial Escolar de Orientação que será realizado no final de abril na Letônia.

Buscando alcançar a classificação na seletiva nacional, que reunirá os melhores atletas de cada estado na cidade goiana, Gabriel vem treinando forte e em ritmo acelerado para alcançar o sonho mais alto para qualquer esportista: de representar o País dentro do Mundial de cada modalidade.

Vitórias

Acostumado com as conquistas, o corredor local coleciona uma série de títulos desde o ano de 2016, quando ingressou nos percursos de orientação.

Dentre as principais vitórias estão os títulos de Campeão Sul-Americano em 2015 e 2018; Campeão Brasileiro em 2016 e terceiro colocado em 2017; o tetracampeonato Paranaense nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018; Campeão da Copa Sul em 2017 e 2019; e Campeão Metropolitano e Brasileiro de Orientação Sprint, em 2017.

Formação

Atleta da APISA (Associação de Piraí do Sul de Atletismo) e do COGA (Clube de Orientação Gralha Azul), pertencente ao Colégio Militar de Curitiba, Gabriel Olímpio tem faz parte de uma safra de jovens atletas que vêm elevando o nome de Piraí do Sul nos cenários nacional e internacional.

Treinando para as corridas de Orientação, esporte que alia o atletismo com a leitura de mapas e o uso de bússola, comparável a um Rally, só que disputado a pé, o corredor piraiense se acostumou a disputar as provas que exigem grande resistência, concentração e velocidade, além da melhor escolha das rotas disputadas nas provas.

A seletiva

O atleta parte nos próximos dias para Goiás, onde disputará as provas que serão divididas em três dias: um de reconhecimento e dois das corridas que terão os percursos longo, de 4.200 metros, e médio, de 3.100, ambos disputados no cerrado brasileiro.