Correio dos Campos

Piraí do Sul vence Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais

Piraí do Sul sagrou-se campeã com 795 pontos, seguida por São José dos Pinhais com 740, CCXPG – Ponta Lagoa com 723 e Curitiba com 697. Esta competição vale vagas para a Final do Paranaense, que acontece em Abril
27 de fevereiro de 2019 às 19:56
(Toninho Anhaia/Secom)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – Piraí do Sul foi sede da última etapa do Xadrez Rápido dos Campos Gerais, valido para o calendário 2018. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Samuel Milléo e contou com mais de 150 enxadristas de várias cidades do Paraná, entre elas, Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, entre outras. A competição também contou com a presença do Mestre em Xadrez pela Federação Internacional e engenheiro Civil, Vitório Chemin.

A Equipe Xadrez de Piraí conquistou no evento o Título de Campeã Geral do Xadrez Rápido dos Campos Gerais. Segundo o técnico do Xadrez Piraí, Maurides Júnior, a equipe piraiense contou com a participação de 40 enxadristas e fez 795 pontos, 55 a mais em relação ao segundo colocado. “Agradeço muito a todos os participantes, os dirigentes, a prefeitura Municipal de Piraí do Sul e a Federação de Xadrez do Paraná”, agradece o técnico.

De acordo com o árbitro, Alexandre Zampieri, o Circuito de Xadrez Rápido é o mais tradicional dos circuitos, ele engloba mais municípios além dos Campos Gerais. “Virou um super evento, e o nível de participantes é muito legal, temos os premiados entre os campeões paranaense, então é um evento de nível elevado.”

O sistema de disputa foi o suíço, o torneio rápido leva em média, 30 minutos, por partida, seu tempo de reflexão é 10+5, 10 minutos e 5 segundos de acréscimo toda vez que o relógio é acionado.

Segundo Alexandre, o xadrez é uma grande ferramenta pedagógica, é um esporte que ativa a mente e é muito usado nas escolas. “A parte social que o xadrez envolve é fantástica também, em um domingo de manhã temos mais 100 pessoas jogando. E não há distinção, a grande verdade é essa. No xadrez não importa a classe, a cor, o sexo, todo mundo é igual!” afirma.

O Mestre em Xadrez pela Federação Internacional, Vitório Chemin, destaca alguns personagens que vem fazendo grande diferença para o xadrez paranaense, um deles é o Maurides Junior, que vem carregando a equipe para grandes torneios. “Espero que continue.”, diz.

O Presidente do Conselho Tutelar, Adão Moreira Pinto, salienta a importância da participação de crianças e jovens em atividades como o xadrez ou demais esportes e atividades recreativas.

Para o Secretário Municipal de Esportes, Douglas Carneiro, que também esteve presente no evento seu sentimento é de alegria em ver um evento como esse sendo realizado e diz que sempre será parceiro em tais atividades.