Correio dos Campos

Secretaria de Saúde de Piraí do Sul promoverá pré-conferências municipais em todas as UBS

As pré-conferências servirão como ferramenta para identificar os problemas de cada unidade básica de saúde do município para que possam ser expostas na XIV Conferência Municipal de Saúde e que passem a fazer parte do planejamento das ações da secretaria
22 de fevereiro de 2019 às 16:33

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – Prefeitura Municipal de Piraí do Sul através da Secretaria de Saúde promoverá durante o mês de março um espaço democrático para ouvir as demandas da comunidade na área de saúde, por meio de pré-conferências realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Esses encontros servirão para elaborar propostas para a XIV Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 22 de março no Rotary Club de Piraí do Sul e terá como tema “Democracia e Saúde”.
As pré-conferências irão criar um conselho local e nesse dia terá a eleição de quatro representantes em cada unidade, sendo dois titulares e dois suplentes, os eleitos poderão participar das discussões e decisões das políticas públicas e exercer o papel de elo entre UBS e gestão.

O Secretário de Saúde, Julio Cesar Sandrini, salienta que o SUS tem seus princípios doutrinários organizativos e um deles é o controle social que é a participação popular e, é através das conferências e fazendo parte do conselho que as pessoas podem participar. Para facilitar o debate e tornar o dia oficial mais produtivo, a secretaria organizou essas pré conferências nas UBS’s, dessa forma poderão ser expostos os problemas de cada comunidade, pois cada bairro tem suas características, é o momento de a população ter a real participação.

Através desses encontros será possível identificar o problema, a partir disso eles serão levados até a conferência, discutidos e transformadas em diretrizes e começam a fazer parte do planejamento das ações da secretaria em um período de curto, médio e longo prazo.

Segundo Julio, o conselho tem uma dificuldade muito grande da participação dos reais usuários, por isso a atitude de promover as pré-conferências. “Precisamos estimular os moradores para que eles venham participar com a gente, somar junto com o trabalhador, prestador e gestor, eles participarão com voz e voto, defendendo os interesses das pessoas de onde eles moram. Só podemos fazer tudo o que a população espera, se soubermos as suas reais necessidades e o momento de expor isso é agora”.

Ainda de acordo com o secretário, esse processo está se inovando, a Conferência Municipal de Saúde em Piraí do Sul deveria e foi feita no primeiro ano da gestão do Prefeito mas não coincide com o primeiro ano do governo federal ou estadual. Uma nova portaria foi baixada unificando essas três conferências para que aconteçam na mesma época.

As pré-conferências acontecem na UBS Maíra Milléo Weigert, dia 07; Dr. Jorge Elizário Miguel, 08; Thereza Vianna Silva, 11; Dr Lalá, 12 e Marcos Daniel Zanello Milléo, 13. Todas ela tem o início marcado para às 13h30min e a participação da comunidade é muito importante.

Lembrando que a XIV Conferência Municipal de Saúde acontece no dia 22 de março, no Rotary Club de Piraí do Sul das 08 horas às 17 horas.