Correio dos Campos

Prefeitura de Piraí do Sul realiza projeto de arborização urbana

300 mudas de árvores de 8 tipos diferentes foram plantadas em bairros do município
14 de fevereiro de 2019 às 18:00
(Fotos: Toninho Anhaia)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A Prefeitura de Piraí do Sul em parceria com a Emater e Copel realizam projeto de arborização urbana. Os conjuntos contemplados são o Cristo Redentor e a Colina Santa Marcelina, que vão receber 300 mudas de arvores próprias para arborização urbana doadas pela Copel. As árvores plantadas são do tipo: Estremosa, Ipê Mirim, Ipê Rosa, Canafistola, Cerejeira do Japão, Dedaleiro, Caroba, Pitangueira.

A Colina Santa Marcelina contará com 150 mudas e as outras 150 foram plantadas no Cristo Redentor. As árvores foram colocadas na área verde, academia ao ar livre, calçadas e próximas a estátua do Cristo Redentor e campo de futebol. Todas as árvores são próprias para calçadas, sem preocupação de danos ao calçamento e fiações.

Para uma ação de educação ambiental os escoteiros fizeram os plantios neste primeiro momento. Segundo a professora responsável pelas oficinas do CRAS, Maria Lurdes Santos essa ação tem um grande papel de conscientização na vida das crianças. “Está é uma ação muito importante, pois ensinamos nossas crianças a preservar a natureza. Com está atividade as crianças também entendem a importância de respeitar a cidade e a comunidade. Eles também aprendem que quanto mais árvore, menos calor, o ar fica mais puro e eles passam isso para os pais e assim criamos uma geração consciente e responsável e, futuramente, não veremos esse absurdo de crianças, jovens e adultos jogando lixo no chão e cortando árvores.”

O escoteiro de 12 anos, Kauê Ferreira da Costa, gosta da atividade e se diverte ajudando ao meio ambiente. “Estamos aprendendo coisas novas e podemos ajudar no meio ambiente que está poluído, é muito legal.”, diz Kauê.

A prefeitura conta com a participação dos moradores para cuidar das árvores e, também pede que denunciem atos de vandalismo. Um morador do Cristo Redentor a 42 anos se compromete em continuar ajudando no cuidado do bairro e diz que a ação é muito bonita “Nós da comunidade precisamos ajudar a cuidar e manter as coisas bonitas e boas que tem. As crianças pegam o jeito e vão aprendendo a zelar das coisas, é muito importante. Estou apto a prestigiar as coisas, que possamos ver essas árvores bem grandes e bonitas e que o Cristo possa se tornar um cartão de visita.”, diz Osmarino Pereira Ferraz.