Correio dos Campos

Piraí do Sul conquista título estadual por equipes no xadrez relâmpago

24 de janeiro de 2019 às 22:10
(Rene Miguel)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O ano não poderia começar melhor para o xadrez piraiense. Com o título conquistado pela equipe na modalidade de xadrez relâmpago dentro do Festival de Xadrez Rápido e Blitz, disputado entre 19 e 20 de janeiro na capital paranaense, os enxadristas locais estrearam com o pé direito em 2019, dando sinais que a história de sucesso e de vitórias dos últimos anos tem tudo para se repetir novamente.

No Torneio Relâmpago da competição promovida pela Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar), os atletas competiram no sistema suíço de 11 rodadas, com tempo de reflexão de 3 minutos mais dois segundos de acréscimo por lance.

O desempenho alcançado nos tabuleiros rendeu o título para a equipe piraiense com a somatória final de 236 pontos, 94 a mais que São José dos Pinhais, segundo colocado. Na terceira posição, completou o pódio o Clube de Xadrez de Curitiba, que encerrou a competição com 90 pontos.

No total, 19 equipes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro participaram do torneio vencido pelos enxadristas locais.

Prestígio – Nas competições individuais, o festival contou com a participação de 8 Grandes Mestres, 2 Mestres Internacionais, 1 Mestre Fide Feminina, Dois Mestres Nacionais e 11 Mestres da Federação Internacional de Xadrez.

Pelo prestígio de contar com alguns dos grandes nomes da modalidade dentro da competição realizada em Curitiba, a conquista do título foi ainda mais valorizada pelo responsável pela equipe piraiense, Maurides Júnior, que comentou o desempenho de seus comandados.

“Começar o ano com um título é sempre importante. Ainda mais em se tratando de um evento aberto e de grande relevância que atraiu grandes enxadristas. Piraí do Sul tem participado com grande destaque em todas as competições. A qualidade dos adversários faz com que este título entre para a nossa galeria de grandes conquistas”.

“Graças ao nosso trabalho de base e de esporte de rendimento, tivemos representantes em todas as categorias, do sub 08 ao Sub 20 e adulto. Em 2019, nosso projeto continuará incentivando a formação de novos enxadristas, seja pela escolinha de fundamentação da Secretaria de Esportes e Lazer, seja pelo projeto social desenvolvido no CIM, sem esquecer também das equipes de alto rendimento que representam o município em parceria com a União Esportiva Xadrez Piraí”, concluiu.

Outros resultados

Após a conquista, Maurides Jr lembrou outros triunfos do xadrez local, a exemplo do tetracampeonato paranaense de xadrez feminino por equipes (2009, 10, 11 e 12), do título de Campeão dos Jogos Abertos do Paraná (2017), Campeão dos Jogos da Juventude B Masculino (2016), Campeão do Xadrez Convencional Feminino nos Jogos da Juventude A (2018) e Campeão do Circuito dos Campos Gerais (2014);