Correio dos Campos

UBS de Piraí do Sul reforça conscientização sobre a hanseníase em janeiro

Em torno de 5% das pessoas que entram em contato com a doença adoecem. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido é a cura
22 de janeiro de 2019 às 16:48
(Toninho Anhaia)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A Prefeitura de Piraí do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde promove o Janeiro Roxo, um mês de conscientização sobre a Hanseníase. As unidades básicas de saúde do município contam com programação especial para esclarecer dúvidas ou realizar exames durante este mês.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Maíra Milléo Weigert promoverá uma orientação para os pacientes na sala de espera sobre a doença na próxima quinta-feira, 24. Além disso, agentes de saúde visitarão as casas para orientar sobre a doença, os sinais e sintomas, elas também observarão os munícipes que tenham sinais de mancha na pele ou tiveram contato recente com portadores, e os orientará a procurar a unidade de saúde para que possa ser feito os exames necessários.

A enfermeira responsável pela UBS Maíra Milléo Weigert, Fabiane Wrobel de Liz, salienta que o tratamento é feito de forma gratuita nas Unidades de Saúde e quanto mais precoce for o diagnóstico mais rápido e fácil é a cura.

Entenda a doença – A Hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. A doença é infecciosa e contagiosa, afeta principalmente os nervos e a pele, pode comprometer também os olhos, nariz e outras mucosas e órgãos.

A bactéria leva um longo tempo para se reproduzir, pode levar de 3 a 5 anos para os primeiros sintomas. Os principais sintomas são os aparecimentos de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou pardas, com alterações de sensibilidade. Podem aparecer caroços ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos.

Os pacientes que não procuram o tratamento eliminam a bactéria através de secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro. E os pacientes em tratamento regular ou que já receberam alta não transmitem. O tratamento é constituído pela associação de dois ou três medicamentos administrados por via oral. Ao perceber qualquer sintoma procure uma Unidade Básica de Saúde!