Correio dos Campos

“Comemorações de Fim de Ano” brilham na noite piraiense

Apresentações artísticas e culturais animam a noite piraiense nos dias 12 e 14 de dezembro. As "Comemorações de Fim de Ano”, estão sendo realizadas na Escola Municipal Pirahy em parceria com diversas secretarias da Prefeitura de Piraí do Sul
14 de dezembro de 2018 às 11:22
(Fotos: Toninho Anhaia)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A Prefeitura de Piraí do Sul, através da Escola Municipal Pirahy, Secretarias de Educação, Cultura, SETP e CRAS promovem o evento “Comemorações de Fim de Ano”, que conta com diversas apresentações culturais. As apresentações ocorrem em frente ao prédio da Escola Pirahy, na Rua XV de novembro, com a entrada gratuita.

A primeira apresentação realizada contou com a participação da Orquestra de Violões da Secretaria de Cultura, Coral da Apae, Encenações e Dança do Cras, em conjunto com a Cantata de Natal com os alunos da Escola Pirahy.

A profª de dança e instrutora cultural e educacional da Prefeitura de Piraí do Sul, Maria Lurdes Santos, explica que a proposta nasceu através de uma parceria entre diversas secretárias e a escola. “Nós já tínhamos um desejo de realizar uma atividade nesta escola, por conta da sua beleza. A diretora da escola nos procurou há uns três meses onde a principio iriamos fazer uma apresentação somente dos alunos, porém, a proposta cresceu e fomos envolvendo demais setores da prefeitura e sociedade e pudemos proporcionar um belo espetáculo.”, revela a instrutora cultural. O trabalho em união pode mostrar a diferença e possibilitar uma bela apresentação cultural de Fim de Ano. “Fico muito feliz porque muitas pessoas se envolveram na proposta, portanto é um conjunto de todo um trabalho em equipe, mostrando para a população de piraiense, que quando nos unimos podemos realizar grandes coisas. Aqui é um momento de família, união, amizade, viver o verdadeiro Espirito de Natal, independente te credo ou ideologia política.”, destaca a Maria.

Para a diretora da Esc. Mun. Pirahy, Vanessa Calisz, a ideia é oferecer um momento de descontração e reflexão para o Fim de Ano. “É um espetáculo em parceria da escola com as secretarias e a sociedade piraiense, oferecendo instantes agradáveis para a população, tendo em vista que o Natal é uma data importante. Acredito que as crianças também adoram este momento e elas são os protagonistas, pois fizeram ensaios de canto, dança que estão sendo apresentados.”, relata a diretora.

A aluna do 5º ano, da Esc. Mun. Pirahy, Ana Clara Machado Silva, se diz feliz por fazer parte de um momento onde as pessoas podem sentir o espirito natalino. “Eu me sinto feliz e alegre por fazer as pessoa sorrirem com as musicas e encenações natalinas. Ensaiamos bastante para se apresentar nestas noites e estou muito feliz.”, revela Ana Clara. Outra aluna que compartilha do mesmo sentimento e também do 5º ano é Gabriele França Oliveira, “Acho muito legal participar, pois é a primeira vez que faço uma apresentação como esta e fico muito feliz em semear alegria para as pessoas através das músicas”, revela Gabriele.

Para mãe de aluno, Vanessa Martins Machado, avalia que a apresentação foi maravilhosa e emocionante. “O evento trouxe muita emoção e eu tenho filhas que participam da escola e fiquei muito satisfeita pelo trabalho de toda a equipe das mães, das professoras, secretarias que ajudaram, pois é um espetáculo emocionante e lindo.”, afirma. Outra mãe que compartilha da opinião é Suellen Woicizack, ela acredita que é importante na formação das crianças apresentações, pois valorizam o espirito de equipe e trabalho em conjunto. “A apresentação é também uma oportunidade para que as crianças possam mostrar para os pais o que tem aprendido na escola. Isso mostra que eles tem ensaiado bastante, tanto que a noite foi maravilhosa.”, destaca Suellen.

A próxima apresentação acontece na noite de hoje, dia 14, com inicio às 20 horas e contará com as apresentações do Coral da Escola Municipal Eurides Martins, Grupo Adoradores do Rei da Assembléia de Deus, Coral da Escola Municipal Maria Flora e Encenações e Dança do Cras em conjunto com a Cantata de Natal com os alunos da Escola Pirahy.