Correio dos Campos

Programa Jovem Aprendiz forma nova turma

O programa Jovem Aprendiz formou 17 jovens em 2018. O programa tem a finalidade de capacitar, encaminhar e acompanhar os jovens para a inserção no mercado de trabalho e a cursos profissionalizantes
12 de dezembro de 2018 às 19:08
(Toninho Anhaia)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A prefeitura de Piraí do Sul, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social, formou mais uma turma de alunos do curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos do Programa Jovem Aprendiz. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Antônio Fanchin Filho.

O Programa Jovem Aprendiz tem a finalidade de capacitar, encaminhar e acompanhar os jovens para a inserção no mercado de trabalho e a cursos profissionalizantes. Podem ser inseridos no programa jovens entre 14 e 24 anos de idade que estejam matriculados e frequentando estudos. Atualmente participam do projeto 64 jovens e destes 17 foram formandos em 2018.

A secretária de Trabalho, Emprego e Promoção Social, Maria de Fátima Skora Gonçalves, destaca que o programa é importante é uma forma do jovem ingressar no mercado de trabalho. “Aqui é a primeira oportunidade do jovem entrar no mercado de trabalho, ter experiencia e até mesmo um momento para definir o que pretende de carreira profissional.”, explica a secretária. Ela fala que o curso possui duração de dois anos e os jovens passam por um reforço de português, matemática, cidadania, ética e ensinam o jovem a se comportar corretamente nas entrevistas de emprego.

A coordenador do Jovem Aprendiz, Jussara de Fátima Cordeiro Tropecheski, explica que o projeto tem hoje 64 jovens no projeto e muitos já estão no mercado de trabalho. “Ao final destes dois anos nós fazemos a formatura, pois o projeto foi um momento importante de formação na vida destes jovens.”, salienta a coordenadora.

O formando Matheus Igor Alves, atua como Jovem Aprendiz na Swedish Match no setor de qualidade. Matheus ressalta que o projeto é significativo para sua formação tanto acadêmica como profissional. “O programa é uma oportunidade muito boa para que o jovem tenha seu primeiro emprego. Um momento muito emocionante é quando você recebe o seu primeiro salário, isso é gratificante de mais.”, expressa feliz Matheus. Ele destaca ainda que o projeto é uma porta para o futuro, pois o jovem pode escolher corretamente a sua profissão. “O programa nos projeta para mercado de trabalho, tanto que podemos crescer, ou seja, depois posso até ser efetivado na empresa e fazendo cursos de qualificação pode ter outros cargos e ir crescendo dentro da própria empresa.”, relata o jovem Matheus.

Os interessados a ingressar no programa devem procurar a Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social, no Centro Administrativo Antonio Fanchin Filho, Rua XV de novembro, 195.