Correio dos Campos

Outubro Rosa em Piraí foi marcado por ações de esclarecimento e prevenção

A Secretaria de Saúde de Piraí do Sul realizou diversas atividades de esclarecimento e prevenção durante a Campanha Nacional Outubro Rosa
5 de novembro de 2018 às 20:02
(Toninho Anhaia)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Piraí do Sul, desenvolveu diversas atividades durante a Campanha Nacional Outubro Rosa, entre as ações foram realizados atividades lúdicas de esclarecimento, sobre prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Frente a um assunto tão importante enfatizando a saúde da mulher.

O prefeito José Carlos Sandrini (PHS), salienta que a Secretaria Municipal de Saúde dobrou a oferta de mamografias para que as mulheres a partir de 39 anos pudessem ter o acesso mais facilitado ao exame. “Só no mês de outubro tivemos 95 mamografias, 264 preventivos, entre outros exames ofertados as mulheres. O diagnóstico precoce é um dos maiores benefícios da mamografia. Portanto, quando o câncer é detectado em estágio inicial, com a identificação de tumores pequenos e tratáveis, as chances de cura são de até 95%.”, revela o prefeito. Ele alerta que prevenção de doenças é uma prática que precisa entrar na rotina da população. Além de evitar o surgimento de problemas avançados, campanhas como a do Outubro Rosa promovem qualidade de vida.

A enfermeira da UBS Thereza Vianna Silva no Jardim Benevenuto Dalcol, Tathiane Moraes Ranger, destaca que as Agentes de Saúde, realizaram um trabalho de visitação nas residências que abrangem a área da Unidade de Saúde falando sobre o Outubro Rosa. “As agentes fizeram um trabalho para encontrar as mulheres que não tinham feito o exame preventivo e a mamografia este ano e as convidavam para vir até o postinho.”, descreve a enfermeira. Ela explica que quando a mulher agenda o preventivo e na mesma oportunidade é realizado o exame de mama. “Durante qualquer sinal de alteração das mamas, seja, de pele, nódulo, carocinho, vemos a necessidade de solicitar a mamografia ou ultrassom de mama. O médico assinando o pedido isso é encaminhado a Secretária de Saúde que agenda os exames via o sistema do Siscan.”, revela Tathiane.

A UBS Thereza Vianna Silva realizou o encerramento do Outubro Rosa no dia 31, com uma tarde cheia de atividades, entre elas, um treinamento de alongamento realizado pela fisioterapeuta Rafaela Milléo, palestra sobre o auto exame, sorteio de brindes e um lanche de confraternização. “ A equipe toda do postinho se uniu para fazer o trabalho, voluntariamente visitaram o comercio e casas para conseguirem os brindes e o lanche.”, relata a enfermeira.

A agente comunitária e participante do evento, Juliane Aparecida Souza, procurou participar do projeto para ser um exemplo e relatar aos integrantes da unidade como é realizado o exame. “Fazendo o exame e sendo testemunha posso falar melhor. Durante um exame tive uma surpresa e pude curar um probleminha que foi encontrado, portanto, graças ao exame de prevenção estou com minha saúde em dia.”, relata Juliane. Outra participante da campanha a dona de casa, Valdivina do Prado Coques, destaca que a prevenção foi o que motivou a fazer o exame. “A prevenção é muito importante, porque, encontrando algo no início é muito mais fácil tratar. Eu digo que a pessoa não precisa ficar com vergonha ou medo, é um exame simples de fazer e muito importante para vida da pessoa. Por isso incentivo todas as mulheres a fazerem”, incentiva dona Valdivina.

A Secretaria de Saúde de Piraí do Sul, realizou as seguintes atividades no municípios:

01/10/2018 – Início do Outubro Rosa com caminhada com bexigas rosas na avenida, com término em frente à prefeitura, onde houve depoimentos de usuárias e pacientes ainda em tratamento.

08/10/2018 – Doação de mechas para fabricação de perucas no Rotary Club, para pacientes em tratamento.

19/10/2018 – Depoimentos de pacientes da ISPON no Rotary Club com apoio da Secretaria de Saúde.

As Unidades Básicas de Saúde “Dr. Jorge Elizário Miguel”, “Dr. Lalá”, “Maíra Milléo Weigert”, “Marcos Daniel Zanello Milléo” e “Thereza Vianna Silva”, intensificaram busca ativa através nas ACS em usuárias e ofereceram orientações, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, Coleta de Papanicolau (preventivos), Mamoragrafias e USG de mamas.