Correio dos Campos

Piraí prestigia a posse da nova diretoria da ADETUR

A Prefeitura de Pirai do Sul, participou da posse da nova diretoria da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), realizada no final de outubro, na sede do Sebrae em Ponta Grossa
31 de outubro de 2018 às 21:34
(Fotos: Divulgação)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A Prefeitura de Pirai do Sul, participou da posse da nova diretoria da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), realizada no final de outubro, na sede do Sebrae em Ponta Grossa.

O diretor de incentivo ao turismo do município, Danilo Kyoshi, participou do evento e destaca que a Piraí esta reestruturando o o setor de turismo. “Nós viemos prestigiar a posse da nova diretoria da Adetur, que também conta com pessoas de Piraí do Sul, na pessoa do Zeca Fonseca. Portanto, é muito importante o município estreitar laços com a entidade para que possamos juntos fomentar o turismo não só em Piraí do Sul, mas também em toda região dos Campos Gerais. Pelos dados apresentados na reunião, Piraí estava bem colocado até 2012, porém a lição de casa não foi feitas nos últimos anos e isso refletiu na avaliação do Ministério de Turismo. Portanto, queremos retomar e fortalecer o incentivo ao turismo, tanto que estamos reformulando o Conselho Municipal de Turismo para atuar junto com a comunidade e empresários, este setor que pode gerar emprego e renda.”, revela o diretor.

Além, da cerimonia de posse a data também contou com reunião de trabalho com a AMCG e a Paraná Turismo, onde a diretora da Paraná Turismo, Deise Bezerra, ministrou palestra sobre a Regionalização do Turismo, avanços, situação atual e perspectivas para nova atualização do Mapa do Turismo. “A reunião é importante porque o Ministério de Turismo irá fazer uma atualização do Mapa do Turismo Brasileiro contemplando a regionalização do turismo. Portanto, viemos passar as informações e os critérios que os municípios devem atender para que possam ser inseridos neste mapa. Isso é importante, pois é através dele que o ministério irá direcionar os recursos para investimentos sejam no setor publico ou privado.”, explica a diretora. Além, disso o mapa ajuda a organizar as regiões e os municípios que enxergam o turismo como uma atividade econômica na geração de emprego e renda.

A nova presidente da Adetur, Wagnilda Alves Minasi, destaca que a entidade deve ter um papel aglutinador entre todas as atividades relacionadas ao turismo da região. “Nosso primeiro passo é orientar todos os municípios a incluirem seus dados no Mapa do Turismo, pois isto é importante para estruturar a nossa região. Portanto, a Adetur irá apoiar e explicar todo este processo para as secretarias e departamentos de turismo e que possamos coletar estes dados da melhor forma. “, explica a presidente. Ela destaca que a região é um grande mosaico e todas as cidades possuem suas peculiaridades e formam um belíssimo destino turístico, cita como exemplos, Vila Velha, Lapa, Parque Histórico de Carambeí, Agroleite em Castro, Santuário Nossa Senhora das Brotas em Piraí do Sul, entre outros destinos.

Diretoria Adetur: Presidente Wagnilda Alves Mina, diretor administrativo Carlos Alberto Ornellas, diretor financeiro José Luiz de Fonseca Pereira. Do Conselho Fiscal foram empossados Juliano Komay, Adriane Terezinha Burak e Thais Pius, e como suplentes Douglas Francisco Costa e Herus Ericksen Schultz.