Correio dos Campos

Proerd em Piraí do Sul forma 390 alunos

Parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Piraí do Sul e Policia Militar, formam 390 alunos do 5º da Rede Municipal de Ensino e Escola Particular
30 de outubro de 2018 às 20:11
(Toninho Anhaia)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A Secretaria de Educação da Prefeitura de Piraí do Sul, em parceria com a Polícia Militar, realizou na segunda-feira, dia 29 de outubro, a entrega de certificados para 390 alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino e Escola Particular, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. O projeto tem a missão de ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Já a visa é de construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

O projeto é composto por lições ministradas por policiais militares às crianças, uma vez por semana, no período de três meses. Durante os encontros são trabalhados diversos temas, entre eles autoestima, o resgate de valores, os limites e a convivência. Além disso, o projeto tem o objetivo de orientar as crianças a não fazerem uso de substâncias ilícitas, ou seja, drogas e álcool, apresentando a elas as diversas consequências dessa prática.

Para o capitão Saulo Vinícius Hladyszwski, comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária-Proerd, a prevenção é o melhor medida para combater as drogas e a violência. “O Proerd vem educar e alertar as nossas crianças sobre os malefícios que a droga e a violência causam na vida das pessoas. Hoje formamos uma turma de 390 alunos em Piraí do Sul, em parceria com a Secretaria de Educação do Município. Estes alunos estão capacitados a dizem não ao consumo de drogas, pois o projeto oferece ferramentas para discernirem entre o certo e o errado.”, explica o comandante Saulo.

A secretária de Educação de Piraí do Sul, Rosa Maria Priotto Mendes, destaca que a formação oferece aos alunos é um importante ferramenta para à vida. “O Proerd é um projeto muito importante para a vida da comunidade, pois vem capacitar o nosso aluno e mostrar a eles os nossos deveres e direitos. Percebemos que os nossos alunos tem absorvido bem o conteúdo das aulas e tem colocado em pratica, na sala de aula, na familia, em fim em todas as suas relações.”, observa a secretária Rosa.

O diretor da Esc. Municipal Lucilia Penteado Araújo, João de Camargo Rauch, acredita que o projeto prepara muito bem os alunos que vão sair do ensino municipal e vão entrar na rede estadual. “O projeto prepara os alunos para terem ações concretas para combater a violência e a droga. Tenho visto que na nossa escola tem dado resultado no relacionamento na sala de aula, na família e com a comunidade, portanto, o Proerd e uma ferramenta de transformação para a sociedade.”, revela o diretor João.