Correio dos Campos

Comissão Processante inicia trabalhos de investigação sobre extração de saibro

27 de setembro de 2018 às 20:10
(Foto meramente ilustrativa)

COMUNICAÇÃO/CMPS – A Comissão Processante nº 02/2018 – instalada na Câmara Municipal para averiguar supostas práticas irregulares da Prefeitura na extração de saibro em Piraí do Sul – iniciou os primeiros trabalhos nesta semana.

Os integrantes se reuniram na manhã de terça-feira para receber todos os materiais com as acusações e preparar os documentos a serem encaminhados ao prefeito José Carlos Sandrini. O Chefe do Executivo, inclusive, já foi notificado e terá 10 dias para apresentar a defesa.

O órgão também vai notificar o denunciante José Odenilson Pinheiro. O objetivo da comissão é ter acesso a documentos complementares citados na denúncia.

Entenda o Caso

O prefeito José Carlos Sandrini é investigado pela Câmara Municipal por supostas práticas irregulares na extração de saibro em Piraí do Sul. A denúncia de José Odenilson Pinheiro foi recebida no último dia 17, e atribui ao Chefe do Executivo possíveis crimes ambientais e administrativos na retirada de material das jazidas do município. Três fatos foram apresentados pelo denunciante:

– O primeiro deles alega que uma empresa particular estaria trabalhando indevidamente na “saibreira” interditada do município localizada no Bairro Campo da Lança.

– O segundo fato afirma que equipamentos públicos estariam a serviço da mesma empresa, retirando materiais em local proibido da jazida do Bairro Campinas.

– O terceiro episódio também acusa uso irregular de equipamentos públicos e favorecimento a esta empresa, uma vez que a firma estaria usando máquinas da Prefeitura para o carregamento de saibro do Bairro Campinas.