Correio dos Campos

Prevenção de suicídio é tema de ações da Saúde em Piraí do Sul

Enquanto você lê esse texto uma pessoa morre no mundo vítima de suicídio
17 de setembro de 2018 às 18:00
(Divulgação)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A psicóloga Daniella Fanckin Bett palestrou para aproximadamente 100 funcionários da área florestal da empresa Iguaçu Papel, Celulose no último dia 12, tratando das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, em nível nacional, e pela equipe do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) de Piraí do Sul, dentro do município, para prevenir o suicídio no País, prática que resulta na morte de um brasileiro a cada 45 minutos.

De acordo com a palestrante, a atividade fez parte da agenda estratégica de prevenção do suicídio lançada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações de promoção da saúde, vigilância, prevenção e atenção integral relacionada ao suicídio na tentativa de reduzir o número de mortes por meio da construção do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

Segundo Daniella, a campanha no município vem sendo feita através do aconselhamento e do diálogo como formas de prevenção do suicídio.

“A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe do CAPS, está desenvolvendo ações de prevenção através de palestras, conversas, seminários e visitas às instituições com o objetivo de alertar sobre a importância de falar abertamente sobre os fatores que desencadeiam e estimulam a atitude e o desejo de cometer suicídio e, com isso, consequentemente preveni-lo”, conta a psicóloga .

“Recebemos o convite da empresa Iguaçu para abrir a campanha do Setembro Amarelo da empresa palestrando para aproximadamente 100 funcionários. Prontamente aceitamos o convite para ampliar a campanha proposta pelo Ministério da Saúde, levando esse importante assunto para fora do CAPS onde todos os dias realizamos seminários e conversas abordando o tema”, emendou.

Triste estatística

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 45 minutos morre um brasileiro vítima de suicídio. No mundo esse número é ainda mais triste: Uma pessoa tira a própria vida a cada 45 segundos.

Daí a importância de chamar a atenção das famílias para que os pais dialoguem com seus filhos e que haja a mesma interação entre os cônjuges. O mesmo deve ocorrer entre colegas de trabalho, sempre tendo uma abordagem com palavras positivas e que acolham as pessoas que apresentam comportamentos suscetíveis ao estímulo do suicídio.

Quando a pessoa não souber o que falar ou como abordar o conhecido, amigo ou familiar é importante que ela apenas possa ouvir sem julgar, dando apoio e atenção às pessoas que sofrem, procurando compreendê-las e se colocando no lugar delas.

Às vezes um abraço poderá livrá-las do sentimento de abandono, de sentir-se sozinho e rejeitado. Normalmente é essa dor, causada pela solidão e rejeição, que os suicidas querem se livrar.

Quer apoio? Disque 188

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Contatos

Telefone: 188

Chat com psicólogos e e-mail: clique AQUI