Correio dos Campos

Tribunal de Justiça lança Programa Pacificar é Divino em Piraí do Sul

12 de setembro de 2018 às 15:22
Lançamento do programa acontece na próxima sexta-feira, 14, no Fórum Estadual de Piraí do Sul. (Pedro Dalcol Filho/Correio dos Campos)

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de difundir a cultura do diálogo e da conciliação, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promove nesta sexta-feira, 14, o lançamento do Programa Pacificar é Divino na Comarca de Piraí do Sul. A iniciativa do Poder Judiciário busca parcerias com as instituições religiosas para a resolução pacífica dos conflitos a partir da capacitação de voluntários que desejem atuar como mediadores.

Desenvolvido a partir de iniciativas de outros estados, o Pacificar é Divino busca unir esforços com todas as religiões interessadas. A intenção é aproveitar o trabalho de aconselhamento já realizado nas igrejas, aliado às técnicas judiciais de solução consensual de conflitos em busca da cultura da paz.

Etapas do Programa

A primeira fase do Pacificar é Divino é a apresentação da iniciativa no dia 14 de setembro às 17 horas no Fórum de Piraí do Sul.

Em uma segunda fase, o Tribunal de Justiça do Paraná fará a capacitação dos religiosos e leigos voluntários indicados, em métodos consensuais de resolução de conflitos, a fim de muni-los com técnicas de mediação e conciliação, que permitam resolver os conflitos da comunidade de forma pacífica e efetiva.

A terceira etapa da iniciativa contempla a instalação do Espaço Pacificar dentro das entidades religiosas, onde os religiosos capacitados poderão realizar os atendimentos das pessoas em conflito, aplicando as técnicas de autocomposição e, nos casos necessários, encaminhar o acordo que terá validade judicial.

Serviço

Apresentação do Programa Pacificar é Divino

Data: 14 de setembro de 2018

Horário: 17 horas

Local: Fórum de Piraí do Sul, Travessa Jorge Vargas, 116.