Correio dos Campos

Vereador propõe alteração na data de comemoração do ‘Dia do Tropeiro’

7 de junho de 2018 às 16:13
Desfile Cívico com a participação dos tropeiros de Piraí do Sul. Foto: Divulgação / CMPS

COMUNICAÇÃO/CMPS – Fixar o primeiro domingo do mês de julho como o “Dia do Tropeiro em Piraí do Sul”. Este é o tema do projeto de lei nº. 015/2018, entregue aos vereadores na sessão desta semana.

O projeto, formulado pelo vereador Carlinhos Tropeiro (PSDC), busca alterar a data da celebração ao tropeirismo, que pela lei municipal 1645/2008, está fixada no dia 15 de novembro.

Um dos argumentos usados para mudar a festividade, é que anualmente no mês de julho acontecem encontros tropeiros na cidade. Outro fator mencionado no projeto, é que o Dia do Tropeiro em 15 de novembro, passa despercebido por acontecer no feriado da Proclamação da República.

A peça de lei vai seguir agora às comissões internas, antes de entrar em votação.

História

O povoamento de Piraí do Sul nasceu a partir dos caminhos dos tropeiros de gado do Sul que realizavam suas atividades comerciais entre Viamão-RS e Sorocaba-SP. A necessidade de paradas, por vezes longas, exigia pernoites e alimentação às tropas. Isso fez com que famílias se estabelecessem neste trajeto, formando assim povoações, que hoje se tornaram várias cidades.

“Propomos esta alteração para preservar e manter viva a contribuição dos tropeiros para a formação cultural do nosso município, bem como, para expressar o nosso respeito a esses homens, que com determinação contribuíram para o desenvolvimento do nosso país”, expôs o autor do projeto.