Correio dos Campos

Diretoria pede demissão e anuncia fechamento do Asilo de Piraí do Sul

Entidade anunciou o fechamento na manhã desta segunda-feira (2), através de sua página em uma rede social da internet.
2 de abril de 2018 às 13:32

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Sensibilizados com todas as formas de auxílio recebidas da comunidade piraiense nos últimos meses, mas cansados pelo descaso com que a atual gestão municipal vem tratando o Lar de Idosos São Vicente de Paulo desde que o prefeito José Carlos Sandrini tomou posse, no dia 5 de maio do ano passado, a diretoria da entidade anunciou na manhã desta segunda-feira (2), através de nota divulgada na internet, o pedido coletivo de demissão dos diretores, além do fechamento da instituição.

De acordo com a nota, a gota d’água para a tomada da decisão teria sido o cancelamento da reunião agendada com Sandrini para o último dia 27. Segundo a entidade, a diretoria foi avisada que o prefeito não poderia recebê-los apenas no final da tarde do dia anterior.

Nessa reunião seriam discutidos todos os assuntos relacionados ao processo de chamamento público para liberação do repasse à entidade, além das dificuldades enfrentadas pelo Asilo justamente pela falta dos repasses financeiros em 2017 e 2018.

Agradecendo a todas as pessoas, entidades e empresas que colaboraram com a instituição nos últimos meses e pedindo perdão aos assistidos pelo Lar de Idosos, que ficarão desamparados com o fechamento da unidade, a nota foi assinada pela atual direção.

Confira o comunicado na íntegra.

Bom dia a todos!

A diretoria do LAR SÃO VICENTE DE PAULO vem por meio de sua página agradecer o carinho de todos os piraienses que não mediram esforços para ajudar nas campanhas, doações e sempre que pedimos fomos atendidos com muita generosidade e por conta disso ainda estamos cuidando dos idosos.

Agradecemos ao Sr. Leomar e Sra. Marzi nossa eterna gratidão pelas campanhas que fizeram a nosso favor. Ao Rotary pelo jantar beneficiente, ao jantar beneficiente no Bosque das Brotas, ação entre amigos, rifas e as despesas de março e abril serão pagas pelas Senhoras da Castrolanda que coordenam a Expoflor na Agroleite em conjunto com o Sr. Juliano Micheli do Rotary de Castro.

Ao grupo do Sagrado Coração de Jesus, que durante muitos meses sempre doaram fraldas, Boveus, pela doação de carnes e todas as pessoas que fizeram doação em dinheiro e muitas outras que no anonimato sempre lutaram conosco para que não faltasse o essencial aos idosos.

Mas, infelizmente, devido a inúmeras irregularidades citadas pela Secretária da Assistência Social que existem no Lar e realmente existem como, por exemplo, a falta de profissionais: Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social e Enfermeira Padrão, falta de veículo para levar os idosos para o lazer a que tem direito, adequação da lavanderia, banheiros e cozinha, reformas estas que não poderão ser feitas por falta de recursos, falta de manutenção do prédio que já é muito antigo.

Não conseguimos exames de laboratório para os idosos desde o início do ano e ainda não foi feito nem licitação, faltam muitos medicamentos na farmácia básica e precisamos comprar.

O Lar por ser INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA poderia ser isentada do chamamento público mas não foi e pedi que fizessem este chamamento desde outubro de 2017 e só agora no dia 14 de março é que foi publicado.

A gestão atual desde que assumiu não moveu um dedo para nos auxiliar e nem sequer nos recebeu e na última tentativa foi marcada uma reunião para o dia 27.03 com uma semana de antecedência e às 17 horas do dia 26 o prefeito pediu para a secretária avisar que a reunião estava cancelada e que, quando pudesse nos receber, avisaria.

Então a diretoria pediu demissão e o LAR fechará suas portas. Cansamos de tanto descaso para com nossos idosos. É com o coração em pedaços e com lágrimas nos olhos que escrevo tudo isso pois todos sabem do amor, carinho e dedicação com que sempre estive à frente do LAR por oito anos fazendo serviço voluntário, incansável, sempre com a maior disposição em servir mas tudo tem limites e eu cansei.

Peço perdão aos meus velhinhos amados, mas não tenho condições psicológicas de continuar. Desculpem o meu desabafo.