Correio dos Campos

Voluntários plantam espécies nativas e limpam margem do Rio Piraizinho

Limpeza e plantio foram realizados no trecho do rio que corta a região central da cidade.
27 de março de 2018 às 22:00

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Um grupo de voluntários realizou o plantio de 52 mudas de espécies nativas da região dos Campos Gerais, nas margens do Rio Piraizinho, ao lado do Pavilhão Cultural Gabriel Cury, durante a tarde do último sábado (24).

Além do plantio de mudas de Aroeira Vermelha, Araçá Amarelo, Vassourão Branco e Bracatinga, a equipe realizou ainda a limpeza de parte do leito do rio que passa pelo centro da cidade. Do local foram retirados pedaços de lona, sacolas plásticas, recipientes de marmitex, garrafas pet, latas de refrigerante e cerveja e até mesmo pedaços de roupas.

De acordo com o engenheiro florestal Kleber Sampaio, responsável técnico pela ação, a poda dos galhos mais baixos das árvores da região foi feita com dos objetivos: colaborar com o desenvolvimento das mudas recém-plantadas, já que o excesso de sombra atrapalha seu crescimento; além da questão de segurança, isso porque as árvores estavam bem fechadas e facilitando que pessoas mal- intencionadas até mesmo usassem o local como esconderijo.

Para facilitar a identificação dos pontos de plantio, os voluntários demarcaram a região com estacas brancas. Essa medida visa contribuir para que as pessoas que trabalham na limpeza do local saibam exatamente onde as mudas estão.

Objetivos – Segundo Sampaio, a ação teve como objetivos melhorar a qualidade florestal e hídrica daquela região, além de deixar o ponto mais bonito.

“Quem passar ali pela (Rua) Izidoro Doin e olhar com calma vai ver que o local tem aquele cantinho mais bonito, limpo e bem cuidado. Esperamos que as pessoas entendam e ajudem a preservar”, disse.

“Nossa ideia é formar ali um grande maciço florestal de proteção do rio. Como as mudas nativas demoram um pouco mais para crescerem, se tudo der certo dentro de um ano e meio a dois anos teremos essas plantas já com cerca de 2 metros de altura”, avalia o engenheiro.

“Nessa ação específica contamos com a sensibilidade e apoio do Secretário Municipal de Administração, Luciano Solek, que entendeu nossa iniciativa e liberou a área. Somos gratos a ele por isso”, disse Kleber.

Próxima ação – De acordo com os integrantes do projeto, a próxima ação ambiental será realizada já no mês de abril, dessa vez na Praça José Avais.

A equipe irá definir se fará o plantio de flores ou árvores no local. Antes disso, porém, o projeto irá comunicar a prefeitura e solicitar novamente que o Executivo libere a região para a execução do plantio.