Correio dos Campos

Projeto ‘Exercita Piraí’ realiza plantio de mudas de flores no caminho das Brotas

22 de janeiro de 2018 às 21:26

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Integrantes do projeto ‘Exercita Piraí’, grupo que promove atividades ligadas às áreas ambiental, social e esportiva, realizaram o plantio de aproximadamente 200 mudas de flores da espécie popularmente conhecida como ‘Perpétua’ no canteiro central da estrada que liga a cidade ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas.

De acordo com o engenheiro florestal Kleber Rodrigo Martins Sampaio, que acompanhou o grupo na ação ambiental desenvolvida durante a caminhada realizada na manhã de domingo, 21, a espécie foi escolhida por ser indicada para aplicação em jardins e canteiros centrais, por não ser muito exigente em relação à quantidade de adubo e por se adaptar a temperaturas extremas e ser de fácil manejo.

Sobre as atividades do projeto, Kleber contou que ações sociais e ambientais são realizadas constantemente pelos membros do grupo.

“Nosso grupo é novo, mas mesmo assim já realizamos três ações ambientais e várias sociais, em praticamente todos os meses desde que iniciamos. Na área ambiental queremos melhorar a qualidade do ambiente do município através do plantio de árvores e flores, além da limpeza de áreas predominantemente ambientais, como as margens de nossos rios”, explica o engenheiro.

Outras ações – Antes de realizarem o plantio das flores na manhã de ontem, o grupo já havia realizado outras duas ações ambientais, ambas em 2017.

No primeiro encontro ambiental foram plantadas espécies nativas na região em que o Rio Piraizinho passa ao lado do Pavilhão Cultural Gabriel Cury, na região central da cidade. Na oportunidade a margem do rio também foi limpa pelos voluntários.

Já em dezembro, acompanhados de funcionários da Sanepar, os integrantes do projeto participaram da ‘Caminhada dos Mananciais’, quando tiveram oportunidade de conhecer todas as áreas onde existe a captação de água para fornecimento à população piraiense.

Próximas atividades – De acordo com o engenheiro, para 2018 estão programados plantios de árvores nativas e limpezas nos rios, plantio de flores e cuidados com praças e canteiros centrais da cidade, além de novas caminhadas ambientais e uma ação que deverá ser desenvolvida em 21 de setembro, no Dia da Árvore.

“Ações como o plantio de hoje melhoram nosso ambiente e embelezam a cidade. É importante esperar menos do poder público e fazer a nossa parte. E é isso que nos propomos: buscar qualidade de vida através de exercícios físicos e das ações ambientais e sociais”, finaliza Kleber.