Correio dos Campos

Recepção de hospital municipal é tomada por cães de rua

16 de janeiro de 2018 às 19:38

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Problema comum e que tem se agravado nos últimos anos, a superpopulação de cães de rua em Piraí do Sul passou a ser percebida recentemente com maior maior frequência por pacientes que frequentam os plantões do Hospital Municipal Santo Antônio. Habituados com o local, os animais costuma ficar no interior da recepção da unidade de saúde.

Segundo relata um paciente que esteve no hospital na manhã desta terça-feira, 15, os usuários estão incomodados com a situação. “Eles (os cães) dormem dentro da sala de espera e toda hora alguém tem de estar espantando. Além disso, os cachorros avançam em motoqueiros que passam pela rua”, disse.

Impotência – De acordo com uma funcionária do hospital, a recomendação feita aos pacientes que se incomodam com a situação é para que acionem a Vigilância Sanitária. “Não podemos fazer nada, por isso apenas indicamos que os pacientes reclamem e levem a situação até a Vigilância”, informou a atendente.

Solução – Para a responsável pela Vigilância Sanitária no município, Nadia Gonçalves, o problema ainda pode estar longe de ser resolvido.

“Sabemos da situação e infelizmente são cães de ruas, sem dono, que simplesmente não temos para onde levá-los. O assunto foi discutido com a direção do hospital e com o secretário de Saúde, porém, teremos de aguardar por uma solução futura para os casos como o do hospital”, conta.

“Eu mesmo adotei vários cães de rua porque gosto dos bichinhos, mas, infelizmente, não podemos fazer isso com todos eles. Quando descobrimos que o dono abandonou o animal ainda temos a chance de conversar com a pessoa para que ela reavalie a medida e fique com ele, no entanto, isso acontece na menor parte dos casos”, informou Nadia.