Correio dos Campos

Câmara encerra 2017 com mais de 580 proposituras

24 de dezembro de 2017 às 17:51

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O primeiro ano da atual legislatura foi encerrado pela Câmara Municipal de Piraí do Sul no último dia 11 com a tramitação de mais de 580 proposituras. Ao todo foram realizadas 36 sessões ordinárias e 8 extraordinárias, além de três audiências públicas e duas sessões solenes.

Os temas mais pautados pelos vereadores nesse ano foram relacionados às áreas de educação, tributos, transporte e assistência social. Neste período a Casa promoveu reuniões com responsáveis pelas secretarias de Saúde, Infraestrutura e Assistência Social, além de atuar na fiscalização dos serviços executados pela Sanepar na cidade.

Projetos – Os 37 projetos de lei que passaram pela Câmara nesse ano representaram significativa redução em relação aos exercícios anteriores. A média registrada nas últimas duas legislaturas, de 2009 a 2012 e entre 2013 e 2016, foi de 81 projetos discutidos por ano.

De acordo com a assessoria de comunicação do Legislativo, essa redução pode ser creditada ao ano político atípico de 2017, que contou com eleições suplementares no mês de abril. “Com as alterações no governo ficou muito difícil planejar as ações. Pode-se dizer que esse foi o ano mais difícil da história política de Piraí do Sul”, disse o assessor Guilherme Pedroso.

Comissões – Para fiscalizar ações da prefeitura municipal a Casa Legislativa criou nas últimas semanas três comissões. As comissões especiais de Saúde e Iluminação Pública deverão analisar os serviços prestados pela atual gestão nessas áreas e que hoje concentram muitas reclamações da população.

Já a Comissão Parlamentar de Inquérito criada nesse mês servirá para avaliar o suposto uso indevido de máquinas da prefeitura que, em tese, não teriam obedecido ao decreto que regulamenta sua utilização por terceiros.

As comissões instauradas terão 90 dias para apresentarem os relatórios finais.

Recesso – Entre os dias 26 e 29 de dezembro a Câmara estará em recesso administrativo. A partir de 2 de janeiro os servidores retornam a suas atividades normais, com expediente entre segunda e sexta-feira, das 8 às 11h30 e entre às 13 e 17h30.