Correio dos Campos

Eleição na Escola Odette pode ganhar novos capítulos – Por Pedro Dalcol

17 de dezembro de 2017 às 20:12

Eleição de diretores

A Secretaria Municipal de Educação de Piraí do Sul realizou no último dia 12 de dezembro o processo de consulta à comunidade escolar para designação dos diretores que irão comandar as escolas da rede municipal de ensino pelos próximos três anos.
7 de 10

Sete das dez instituições que realizaram a consulta tiveram número suficiente de votantes, alcançando o quórum de 35%, percentual mínimo exigido para a homologação do resultado.

Os eleitos

João Camargo Rauch foi eleito na Escola Lucília Penteado de Araújo; Sonia Mora Rocha no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Cecília de Freitas Barbosa; Aline de Almeida, na Escola Rural Eurides Martins (Capinzal); e Sonia Vieira Solek, na Escola Rural Pedro Solek (Piraí Mirim).

Reeleição

Três diretoras foram reeleitas e continuam na direção de seus estabelecimentos. Elisângela Carneiro (Maria Flora), Sílvia de Anhaia (Escola Rural Padre Anchieta – Ressaca) e Márcia Carneiro Moreira (CMEI Professora Cacilda Born Alves) permanecem no cargo até o final de 2020.

Sem quórum

Nas escolas Pirahy, Jorge Rivadávia Vargas e Odette Scaramella de Luca o número de votantes ficou abaixo do estabelecido pelo decreto que regulamentou o processo de consulta pública. Em função disso, a prefeitura municipal deverá indicar os diretores para as três instituições ainda nos próximos dias.

Reviravolta

Em uma dessas escolas existe grande possibilidade de reversão do quadro obtido após a votação do último dia 12. Na Escola Municipal Odette Scaramella de Luca, em tese, aconteceram erros por parte da Comissão Eleitoral que conduziu o processo de consulta e que, se confirmados, poderão alterar o resultado do pleito ou até mesmo forçar a realização de nova eleição (ou consulta, como prefiram).

O que aconteceu?

Devido a falta de vagas para Educação Infantil na cidade para atendimento de crianças com idade entre 0 e 3 anos, a Secretaria Municipal de Educação tomou a decisão, de forma acertada, diga-se, de transformar a Escola Nadir Mainardes Carneiro em uma unidade que atendesse de forma exclusiva a alunos dessa faixa etária.

Até aqui tudo certo…

Transferência

Para que isso ocorresse, os alunos do ensino fundamental da Escola Nadir que estudam entre o primeiro e quinto anos teriam de ser transferidos para a Escola Odette Scaramella de Luca.

Até aqui tudo muito certo também…

Mas, e o erro?

Dezenas de pais de alunos da Escola Odette reclamam que a eleição no estabelecimento foi irregular e que desobedeceu a um dos artigos do decreto que regulamentou o processo de consulta.

Segundo eles, o artigo 67 do Decreto nº 1.224 não foi observado pela Comissão. Ao permitir que professores da Escola Nadir votassem na eleição da Escola Odette, a própria Comissão teria errado e prejudicado a única candidata à direção daquela escola.

Os pais pedem que apenas os votos dos representantes legais dos alunos e de professores e funcionários da Escola Odette sejam considerados. Se isso acontecer, a candidata ao cargo terá alcançado com sobra o quórum indicado no regulamento da eleição.

Anulação da eleição

Os pais acenaram que poderão recorrer à justiça comum caso a Comissão insista em afirmar que professores da Escola Nadir poderiam ter votado na Escola Odette. De acordo com eles, os professores foram lotados na ‘Nadir’ através de decreto assinado pelo ex-prefeito Valentim Zanello Milléo, no dia 22 de dezembro de 2016, e que essa lotação nunca foi alterada pelo atual prefeito, José Carlos Sandrini.

Baseado nisso, os pais pretendem pedir a anulação do resultado da consulta judicialmente, fato que traria ainda mais desgaste para a gestão do prefeito Sandrini.

Faltou igualdade

Alguns pais que procuraram o Correio dos Campos relataram que a Comissão Eleitoral foi injusta com a atual diretora da Escola Odette ao não prever uma condição diferenciada de disputa.

Avaliação

Para os pais, seria impossível que pais que até novembro tinham filhos estudando na Escola Nadir pudessem avaliar o trabalho de alguém que nem sequer conheciam. Nesse sentido, obviamente que a atual diretora da Escola Odette teria sido prejudicada, apontam.

“Como ela faria campanha com pais que nunca teve contato? E como esses pais saberiam se ela foi ou não uma boa diretora na Escola Odette?”, disse um deles ao Correio.

Permanência

Analisando a votação que a diretora teve dentro de sua comunidade escolar, percebe-se que a maioria dos pais, professores e funcionários queriam sua permanência à frente da instituição.

No entanto, essa vontade coletiva está sendo ignorada pela Comissão de uma forma injusta, para não dizer imoral, talvez motivada tão somente pela falta de bom senso dos responsáveis pela eleição.

Agora, se é que existe alguma intenção ou manobra camuflada por trás dessa situação, o tempo certamente irá mostrar.

Nota 10

Para todas as pessoas que, voluntariamente, realizam campanhas de arrecadação de brinquedos e alimentos para tornar o Natal de famílias carentes um pouco mais feliz.

Para o Secretário de Esportes e Lazer, Douglas Carneiro, pela empatia com o próximo e pela demonstração de preocupação com o cidadão piraiense, que vai muito além apenas da pasta que coordena. Na quarta-feira, por volta das 23 horas, ele saiu de casa e foi até o Hospital Municipal para acompanhar o caso de uma garota de 17 anos, grávida, que temia pela vida da filha que está prestes a nascer.

Para o Projeto Exercita Piraí, criado em 2017 com intuito de oferecer atividades físicas e de realizar ações sociais e ambientais no município.

Nota 0

Para a Copel, pela instabilidade de seu sistema de fornecimento de energia na cidade. Como dizem, basta soprar um vento um pouco mais forte ali na Grécia que a luz cai em Piraí.

Para o ‘Natal sem Luz’ de Piraí do Sul. A cidade parece triste e nem lembra que vivemos numa época tão importante e que é celebrada por praticamente todos os municípios da região.

Para a situação de abandono e sujeira do Cemitério Municipal.