Correio dos Campos

Aposentado viaja de bicicleta de Curitiba a Piraí do Sul para visitar parentes

15 de dezembro de 2017 às 22:44

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Com a pele vermelha do sol e com um grande sorriso no rosto, o aposentado Manuel Carlos Gomes, de 54 anos de idade, concluiu na manhã desta sexta-feira, 15, o percurso de 197,9 quilômetros da viagem de bicicleta que fez entre os municípios de Curitiba e Piraí do Sul.

Manuel partiu da capital do Estado na manhã de ontem, dia 14, tendo como objetivo chegar até seu destino no mesmo dia. Porém, por conta do sol forte e por seu esgotamento físico no final da tarde, a viagem teve de contar com uma parada que não estava prevista para repouso. O aposentado decidiu pernoitar na cidade de Carambeí.

Nas primeiras horas da manhã de hoje Manuel continuou o percurso que, segundo ele, foi definido para manter uma tradição de mais de 20 anos. “Praticamente em todos os anos venho a Piraí do Sul nas festas de final de ano para rever familiares. Nesse ano me senti motivado a vir novamente, mas, de uma forma diferente: pedalando”, conta.

Motivação – Manuel trabalhou em um escritório por 34 anos e sempre se programou e sonhou em se dedicar a prática esportiva depois da aposentadoria. “Desejava apenas que tivesse saúde e disposição para fazer exercícios”, disse.

Com a aposentadoria em agosto desse ano, Manuel pôde, enfim, colocar em prática o que tanto desejou. “Agora tenho tempo, vontade e muito gás para fazer isso. Como Piraí tem uma aura muito boa decidi homenagear nossos antepassados que passavam pela cidade com essa minha iniciativa”, revela.

Desafios e encantos – O ciclista relatou que o sol comprometeu a viagem e que em algumas etapas do percurso as subidas, bastante pesadas, exigiram muito de seu físico. No entanto, em compensação, confidenciou que o vento a seu favor colaborou em muitas etapas do trajeto e que a beleza da paisagem recompensou todo cansaço e desgaste físico da viagem.

“Me senti emocionado ao chegar e tudo foi recompensado. Aprendi a lição que devemos respeitar os limites do nosso corpo e que precisamos aceitá-los como avisos de sobrevivência”, finalizou.

Próxima viagem – As aventuras de Manuel, que apenas começaram, continuarão em janeiro com um grupo de ex-colegas de trabalho que seguirão até o Chile de motocicleta em um percurso de aproximadamente 8 mil quilômetros que deve ser concluído apenas em fevereiro.