Correio dos Campos

Educação promove 1ª Mostra Cultural Afro-Brasileira

2 de dezembro de 2017 às 23:15
Fotos: Mariana Soek

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Promovida pela secretaria municipal de Educação de Piraí do Sul, a 1ª Mostra Cultural Afro-Brasileira foi realizada na última quarta-feira, 29, na sede do Rotary Club, envolvendo alunos do ensino fundamental de todas as escolas que integram a rede municipal de ensino.

O dia foi marcado por uma série de atividades que celebraram a importância da cultura afro-brasileira. Rodas de capoeira, danças e peças teatrais, todas preparadas pelas equipes das escolas participantes, foram apresentadas ao público que prestigiou o evento.

De acordo com Rosa Maria Priotto, secretária municipal de Educação, a mostra foi resultado da soma de esforços e empenho de toda comunidade escolar que refletiu o cotidiano do conteúdo que é trabalhado diariamente no ambiente escolar.

“Essas atividades são trabalhadas no dia-a-dia, pois não existe só um dia da consciência negra. Todo dia é dia de respeito, de valorizar um ao outro, de ter um olhar especial em relação a isso. Trabalhar essas atividades com as crianças é uma forma de mostrar que somos iguais perante a sociedade e que juntos somos mais”, disse a secretária.

Participação especial – O evento contou com a participação da diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Castro, Risalva Maria de Barros Silva e Silva, que expôs durante todo o dia objetos trazidos da África e que representam a grandiosidade cultural do País. Além disso, a diretora se apresentou na mostra cantando uma canção em Zulu, uma das onze línguas oficiais da África do Sul.

“A importância de trabalhar esse tema é muito grande por dois motivos: primeiro, porque a população, principalmente do Sul, tem pouco conhecimento de sua história, já que o que temos são apenas recortes; por outro lado, é importante descobrir qual nossa origem, que somos uma miscigenação de diversas cores e culturas, de uma riqueza tremenda. Daí a importância de trabalhar o assunto para conhecermos nossa origem dentro dessa sociedade que desconhece sua cultura”, disse Risalva.

Respeito – No início do evento foi observado um minuto de silêncio pela memória da professora Claudete Daher Neufeldt, figura muito importante da educação e sociedade piraiense que faleceu há poucos dias.