Correio dos Campos

Oficina de Fotografia reúne 40 participantes em Piraí do Sul

20 de novembro de 2017 às 21:09

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Piraí do Sul recebeu no sábado, 18, a primeira Oficina Gratuita de Fotografia da Escola Allumè, através da parceria entre a prefeitura municipal e AMCG Cultura, em evento realizado na sede da secretaria municipal de Educação e Cultura.

Sucesso – Para o fotógrafo Rodrigo Covolan, proprietário da Allumè – Escola de Fotografia e idealizador do evento, a oficina foi um sucesso. “Fiquei bastante feliz com a participação da comunidade e com os 40 alunos que lotaram a sala mesmo em uma manhã de sábado chuvoso”, disse.

Interesse – “A aceitação tanto em Piraí como nas demais cidades tem sido bastante positiva. É incrível como as pessoas tem interesse por fotografia, ainda mais hoje, onde cada um que possui um smartphone é um fotógrafo em potencial”, completou o fotógrafo.

Dinâmicas – Fotógrafo de moda e beleza, Rodrigo apresenta em suas oficinas dinâmicas que fazem com que o aluno perceba a diferença que a criatividade faz nas fotos, muito mais do que a câmera com que fotografa.

Desafio de criar – “É muito gostoso ver todos entregues com a proposta: sentados, em pé ou até mesmo deitados, sempre concentrados em criar. Isso é a essência da arte, o homem sendo desafiado por uma tela em branco ou por um espaço, ávido por receber aquilo que ele tem de melhor”, diz Covolan.

Acima da expectativa – Para Ketheryn Salete Borges, uma das participantes do curso, a oficina a surpreendeu de forma positiva. “Foi bem mais legal do que eu esperava. A forma dinâmica que ele nos ensinou as coisas foi muito bacana”, conta.

Oportunidade para todos – Rodrigo falou ainda sobre a importância de levar oficinas de fotografia como a realizada em Piraí do Sul para as cidades menores e do interior. Segundo ele, essas cidades sofrem com a ausência de atividades culturais, principalmente com a fotografia, onde a atenção e o foco estão sempre nos grandes centros.

“Um dos motivos que me fez criar a Oficina de Fotografia na região foi o fato de encontrar poucas fotos de atrativos turísticos e eventos culturais destes municípios na internet, principalmente nas redes sociais, reflexo da falta de motivação da sociedade em fotografar estas atrações. Auxiliando a comunidade em produzir fotos melhores nós aumentamos as chances da própria comunidade levar o nome e as ações das cidades para o mundo por meio das redes sociais”, disse.

A foto é do fotógrafo! – Durante toda a oficina Covolan repetiu muitas vezes que quem faz a foto é o fotografo, seu olhar, a criatividade e a composição. “Uma boa fotografia vai muito além da câmera”, assegura.

“Bato muito em cima desta questão, de que câmera profissional é apenas uma ferramenta, assim como é o martelo e a serra para um carpinteiro ou a faca para o ‘sushiman’. Até pela prática comercial incansável que estimula o consumo excessivo, as pessoas acreditam que suas fotos não saem boas porque seu celular não tem uma câmera legal ou porque sua câmera não tem muitos megapixels”, avalia.

“Na verdade sabemos que existem limitações técnicas, mas a maioria das pessoas não consegue produzir boas fotos por falta de entendimento, criatividade e bom senso, tudo que pode ser resolvido sem em nada envolver o equipamento. Na prática significa que você pode fazer mais, muito mais mesmo, com o que você já possui”, finaliza Covolan.