Correio dos Campos

CAPS de Piraí do Sul comemora Dia Mundial da Saúde Mental com exposição

10 de outubro de 2017 às 23:52

A secretaria municipal de Saúde de Piraí do Sul, através do Centro de Atenção Psicossocial Sanito Milléo (CAPS), promoveu uma exposição nesta terça-feira, 10, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, com trabalhos confeccionados pelos próprios pacientes.

O evento apresentou à comunidade o resultado das oficinas terapêuticas realizadas na unidade, mostrando que elas funcionam como um dos elementos organizadores do cotidiano de cada um dos pacientes. Além disso, os trabalhos realizados no espaço servem como estratégia de cuidado, interação e socialização.

Durante o dia a exposição recebeu visitas dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piraí do Sul (APAE) e dos idosos do Asilo São Vicente de Paulo. As oficinas, abertas ao público, ficaram expostas durante todo o dia.

Dia D – O Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos, ultrapassando barreiras culturais, políticas e socioeconômicas.

Para a assistente social. Johanna Krubniki, o objetivo desse dia consiste em combater o preconceito e estigma para a volta da saúde psicológica. De acordo com a profissional, em algumas pessoas afetadas por uma doença física, uma perturbação mental não só aumenta o grau de sofrimento como as tornam menos capazes de manter um tratamento.

“É evidente que ao tratarmos uma doença obteremos melhores resultados considerando o indivíduo como um todo, em vez de cuidarmos apenas de partes. Este fato requer que os que prestam cuidados de saúde – mental e física – trabalhem conjuntamente, concentrando as suas responsabilidades e pontos fortes individuais numa ação de cooperação para que resultados mais satisfatórios possam ser obtidos”, disse Johanna.