Correio dos Campos

Piraienses poderão se manifestar sobre criação de país independente neste sábado, 7

6 de outubro de 2017 às 22:27

Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul realizam neste sábado, 7, o Plebisul, consulta popular que busca saber se a população dos três entes são favoráveis ou contrários a tornar a região sul um país independente. Os organizadores da iniciativa esperam, no mínimo, que mais de um milhão de pessoas participem da consulta.

Em Piraí do Sul os cidadãos poderão votar entre 8 e 17 horas, na estrutura que será montada na Papelaria Papel Machê, no centro da cidade. De acordo com o responsável pelo Plebisul na cidade, Taison Willian da Silva Sutil, a manifestação dos piraienses deverá acontecer de forma pacífica e democrática.

O movimento espera superar o resultado alcançado no primeiro Plebisul, realizado em outubro de 2016, quando mais de 600 mil pessoas participaram da consulta. Desse total, 95,74% dos votantes manifestaram ser favorável a independência. Se a tendência do ano passado se repetir, um projeto de lei de iniciativa popular será lançado pedindo a realização de um plesbicito oficial em 2018.

Concentração de recursos – Segundo os separatistas, a capital federal concentra 80% dos impostos gerados pelos municípios, que recebem o mínimo do valor total arrecadado, prejudicando assim o seu desenvolvimento. Além disso, o movimento questiona a falta de representatividade política dos três estados no cenário nacional.

Validade legal – Embora não exista nenhuma validade legal, o movimento pretende com a consulta aferir a opinião dos moradores dos três estados sobre o tema. De acordo com os organizadores, a iniciativa se trata de uma forma de expressar de forma democrática sua insatisfação com a situação política atual do Brasil.

Para mais informações clique AQUI