Correio dos Campos

Associação de Proteção ao Animal Abandonado de Piraí do Sul lamenta fim de programa de castração

30 de setembro de 2017 às 00:45

Direção da entidade divulgou nota oficial durante a semana lamentando a falta de continuidade do programa de castração que previa a realização de 240 procedimentos ao longo de 2017. De acordo com a APAAPS, a falta de suporte por parte da prefeitura tem prejudicado a continuidade dos trabalhos que vinham sendo feitos voluntariamente pela associação.

A falta de incentivo do poder público, associada ao descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2016 pelo município e o Ministério Público que, dentre outras coisas, previa a criação de um programa de castração de vinte cães por mês, sendo dez machos e dez fêmeas, foram apenas duas das razões que levaram a direção da Associação de Proteção ao Animal Abandonado de Piraí do Sul a publicar uma nota em tom de desabafo em uma rede social no último dia 26.

De acordo com a diretoria da entidade, os valores e doações arrecadados pelos voluntários que integram a associação não são suficientes nem para arcar com metade dos gastos mensais que são dispensados com rações, materiais de limpeza, tratamentos, cirurgias, exames de raio-x, consultas veterinárias e medicamentos destinados aos animais que são resgatados a todo momento.

O teor da nota aponta ainda que a falta de auxílio por parte da prefeitura municipal tem tornado o trabalho da associação praticamente impossível devido à falta de continuidade do programa de castração que foi iniciado em 2016 e suspenso pela atual gestão.

No final do texto, os diretores da entidade chegaram a sugerir que os munícipes procurem diretamente a prefeitura quando se sentirem incomodados com o alto número de animais de rua. Isso porque até agora nenhuma posição oficial sobre os procedimentos de castração foi repassada pelo Executivo à APAAPS.